Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Rachel Jordan Especializada em imagem, comportamento e protocolos internacionais, Rachel Jordan é consultora, instrutora, palestrante e ministra cursos e workshops por todo o Brasil sobre imagem e comportamento no ambiente profissional

O poder da tecnologia no novo mundo pós-pandemia

A colunista Rachel Jordan alerta que resistir às novas tecnologias em vez de buscar uma inserção gradual e assertiva é furada

Por Rachel Jordan - Atualizado em 29 jun 2020, 20h41 - Publicado em 30 jun 2020, 13h30

Após quase quatro meses de isolamento social, com a retomada gradual da economia acontecendo em diversas cidades brasileiras, já é possível perceber as transformações pelas quais passamos e que ainda vamos passar em nossas relações sociais e profissionais. Toda crise resulta em mudanças e a pandemia de Covid-19 nos apresentou a novos hábitos e comportamentos que já se incorporaram ao nosso cotidiano. No que se refere ao mercado de trabalho, o vírus causou uma profunda transformação e acelerou um processo que vislumbrávamos como um futuro ainda distante. A tecnologia ganhou status de protagonista nesse novo cenário e reconfigurou o mercado de maneira definitiva.

Não há dúvidas de que muitas dessas mudanças implementadas durante a quarentena como, por exemplo, o trabalho remoto, se tornarão definitivas em muitos setores, apesar das resistências. O uso da tecnologia se mostrou essencial e acelerou o futuro com uma velocidade inimaginável até bem pouco tempo atrás. Ainda é prematuro decretar com exatidão como será o mercado de trabalho daqui por diante. Muitas perguntas ainda permanecem sem respostas e estão em processo de reavaliação. O que podemos assegurar é que a tecnologia se mostrou imprescindível e, definitivamente, ocupou o seu lugar. O vírus que paralisou o planeta também redesenhou a economia global e deu um novo formato às relações. No entanto, encontrou na tecnologia um adversário de peso. Já imaginaram como estariam nossas vidas nesse momento em que estamos passando sem os avanços tecnológicos?

Se estamos conectados, estudando, trabalhando e juntos, mesmo que virtualmente, devemos isso à tecnologia. Empregadores e empregados estão tentando se encontrar dentro dessa nova configuração. As corporações, nacionais e internacionais, que vinham surfando na onda tecnológica, pouco sofreram com as mudanças repentinas e só precisaram fazer um leve realinhamento de percurso. Entretanto, aquelas que se negaram a enxergar as transformações que o mercado vinha apresentando estão sofrendo mais com as adaptações que precisaram ser feitas. Da educação à distância ao home office, estamos em um novo mundo.

As corporações estão tentando encontrar a melhor maneira de atuar e de manter a integração e desempenho de suas equipes. Tudo sendo replanejado às pressas para não afetar a produtividade e a saúde financeira das empresas. O trabalho remoto vem se revelando um desafio para empregadores e empregados e todos estão tentando se encaixar nesse novo formato. A missão não é fácil, é verdade. Inovação é a palavra do momento. As relações de trabalho exigirão autoconhecimento, controle das emoções e muita empatia de seus profissionais.

Continua após a publicidade

E você, como está se preparando para viver os novos tempos? Está antenada e se reciclando para as mudanças que o mercado vai impor daqui para frente? Nunca é demais lembrar que não haverá mais espaço para profissionais que insistem em resistir às novas tecnologias. Elas agora farão parte de qualquer trabalho. Se atualize, faça cursos, proponha novas soluções, seja proativa. No mercado de trabalho atual essas características serão muito valorizadas.

Abaixo ressalto algumas sugestões para que você se mantenha relevante em seu ambiente profissional nessa nova era onde tecnologia é sinônimo de poder. Demonstre o quanto você está disposto a vestir a camisa da empresa para que juntos possam vencer e passar sem muitas turbulências por esse processo.

Alinhada com a tecnologia

A tecnologia não pode ser encarada como uma inimiga. Um profissional atualizado com os novos valores do mercado sempre será relevante para uma empresa. Veja a tecnologia como algo que entrou para aprimorar processos e facilitar a vida de muitos profissionais. Você só perderá seu lugar para as novas tecnologias se não souber usá-las a seu favor.

De olho no novo

Se algumas funções perderão seus espaços, muitas outras surgirão. De que lado você prefere ficar? Fique atento às novas oportunidades, se recicle, conheça as novas terminologias. E, se perdeu o emprego durante a quarentena, é o momento de tentar virar o jogo. Novas profissões estão despontando e vão demandar novos perfis profissionais. Seja você essa nova profissional.

Continua após a publicidade

Líderes de ponta

É um líder e está meio perdido em meio a tantas mudanças? Essa é a hora de pensar no lado solidário e humano que a pandemia fez eclodir. Trabalhe em parceria com a sua equipe, cresça e aprenda junto com ela. Estimule novos aprendizados, veja como as equipes estão se relacionando frente as mudanças, apresente caminhos para vencerem juntos as adversidades.

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

Publicidade