Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rachel Jordan Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Referência no mercado de consultoria de imagem, Rachel Jordan é especialista em comportamento profissional e atua como consultora, mentora e palestrante para empresas e pessoas que desejam desenvolver suas habilidades emocionais e alavancar a carreira. Co-autora do Livro À Sua Moda – 4Talks, Rachel também ministra cursos e workshops na área
Continua após publicidade

Saiba como ter uma imagem positiva para a videoconferência de trabalho

Você pode até não perceber, mas seu comportamento será observado por seus gestores nos mínimos detalhes.

Por Rachel Jordan
Atualizado em 28 abr 2020, 13h00 - Publicado em 28 abr 2020, 13h00

Mais do que exigir novos hábitos de higiene e de comportamento em nome do bem-estar coletivo, a pandemia do Coronavírus sacramentou um novo padrão de trabalho. Com a determinação de isolamento social para mitigar os índices de contaminação na população, muitas empresas foram obrigadas a adotar o sistema de Home Office, ou de teletrabalho, para não paralisar seus negócios e suas empresas.

É fato que esses sistemas não são novidade para inúmeros profissionais, e já vêm sendo adotado por diversas empresas há mais de meia década. Mas para muita gente é algo totalmente novo. Em um mês tivemos nossa rotina pessoal e profissional totalmente modificada. Passamos a trabalhar em nossas casas e fomos obrigados a adquirir novos conhecimentos a toque de caixa. Saber lidar com a tecnologia e trabalhar com ferramentas de ponta é uma das exigências. Afinal, as videoconferências ganharam papel de protagonistas na era coronavírus.

Mas, assim como numa reunião presencial, que exige comprometimento, bom senso e postura, a videoconferência não pode ser encarada como um bate-papo entre colegas na hora do café. Ela exige responsabilidade, pontualidade, foco e atenção a algumas regras básicas de etiqueta virtual. Da mesma forma que você não vai para o trabalho usando uma roupa inadequada, que contraria o dress code da empresa, não deve aparecer numa videoconferência de uma maneira que não corresponda a sua imagem profissional.

Então, minha gente, é bom saber que todo cuidado é pouco nessa hora. Você pode até não perceber, mas seu comportamento será observado por seus gestores nos mínimos detalhes. Prepare-se para uma videoconferência pensando em cada ponto. Saiba que esse novo normal não pode arranhar uma reputação construída em anos de trajetória profissional. Pensando nas regrinhas de etiqueta do trabalho virtual, separei algumas dicas para você não errar no momento de se apresentar profissionalmente, ainda que no ambiente virtual.

Continua após a publicidade

Pontualidade – Seja pontual e esteja à frente do seu computador no momento combinado previamente. Você não precisará enfrentar os riscos de deslocamentos, então evite se atrasar para não atrapalhar o planejamento dos outros participantes da reunião. Organize sua rotina em casa para que possa cumprir seus compromissos. Nada de usar uma desculpa que não vale nesse contexto. Mais do que nunca pontualidade estará em alta.

Equipamentos – Nada mais desagradável do que precisar interromper uma videoconferência diversas vezes porque alguém não se preparou para usar a ferramenta ou porque seu computador está com problema. Faça testes prévios para estar segura de que tudo está funcionando bem. Conheça a dinâmica da plataforma que será usada e explore os recursos disponíveis. Ajuste microfone e câmera. De preferência a microfones que não deixem vazar o som do ambiente como a algazarra das crianças, o latido de animais ou chamado do marido ou namorado.

Espaço – Se você não tem um escritório em casa, não tem problema. Afinal, ninguém teve tempo de se preparar para essa situação. Mas encontre um espaço com fundo neutro para não poluir sua imagem no vídeo e tirar o foco de quem estiver ouvindo e vendo você. Cuidado com objetos inapropriados e roupas que costumam ficar espalhadas. Avise as outras pessoas da casa que você estará em reunião e, se possível, escolha um cômodo mais reservado.

Continua após a publicidade

Luz adequada – Saiba que uma luz inadequada pode deixar você com uma imagem abatida, aparentando cansaço, e passar uma impressão errada. Mesmo que sua câmera seja de alta qualidade, não descuide da iluminação. É sempre bom testar antes que luz favorece melhor a sua imagem. A natural costuma ser uma boa alternativa. Cuide do enquadramento e evite mexer no seu equipamento durante a reunião.

Boa postura – Evite se distrair olhando o smartphone quando não estiver falando, as pessoas percebem que você não está prestando atenção. Também evite ficar teclando. Caso precise fazer anotações, use um bloco, o ruído das teclas atrapalha. Mantenha o foco e proponha somente assuntos pertinentes ao tema da reunião. Procure estar atenta quando alguém estiver falando, isso demonstra respeito ao colega.

Imagem – Você não precisa se arrumar como se fosse para a empresa. Mas não apareça de qualquer jeito. Use um look básico que não comprometa sua imagem. Cuide para estar com o cabelo arrumado. Não é preciso estar maquiada, mas vamos combinar que uma boa base ou um BB. Cream levantam a pele, não é mesmo? Um batom cor de boca também ajuda a iluminar o rosto sem ficar excessivo.

Continua após a publicidade

Alimentação – Não é porque você está em casa que vai aparecer na videoconferência comendo, não é? Lembre-se que as pessoas verão você mastigando e observando que está de boca cheia. Não precisa, não é mesmo? Se souber que a reunião vai demorar, faça um lanchinho antes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.