Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Querido Pet Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Querido Pet
Notícias sobre saúde animal, novidades do mercado pet e, claro, tudo o que nossos queridos pets aprontam por aí
Continua após publicidade

Reiki, shiatsu, floral: 5 tratamentos alternativos para o seu pet

Antes usadas apenas em humanos, as técnicas têm feito sucesso em clínicas veterinárias

Por Da Redação
Atualizado em 13 mar 2019, 18h41 - Publicado em 13 mar 2019, 17h55

As terapias alternativas estão tomando conta das clínicas veterinárias. A procura é tanta que os profissionais têm se especializado em diferentes métodos. Entre os benefícios das técnicas estão o fortalecimento do sistema imunológico, o relaxamento, a melhoria no bem-estar e o equilíbrio do organismo, defende quem aplica.

Segundo o especialista em comportamento animal Cleber Santos, da ComportPet, técnicas como musicoterapia, aplicação de florais e acupuntura não oferecem nenhum tipo de efeito colateral aos cães. “Essas técnicas podem ser usadas como terapias complementares para curar o animal de uma enfermidade, por exemplo”, explica.

Leia mais: Lindo gesto: veterinário ‘trata’ bichinho de pelúcia de menina autista

Alguns tratamentos são indicados para cães agitados, estressados ou agressivos. “É fundamental que, antes de qualquer método ser aplicado no animal, o tutor procure um veterinário e um especialista em comportamento animal para traçar um diagnóstico conjunto e indicar os tipos de terapias que serão mais benéficas para aquele animal”, explica.

Continua após a publicidade

Confira uma seleção de 5 técnicas que têm ganhado força de acordo com o especialista:

Musicoterapia

Com ajuda da música e de diversos elementos sonoros, como melodias, ritmos e harmonias, o método promove mudanças no comportamento dos animais. “É possível diminuir o nível de estresse, fazendo com que ele relaxe e responda melhor a um tratamento no processo de cura de uma doença, por exemplo”, explica Cleber.

Musical Dog GIF - Find & Share on GIPHY

Continua após a publicidade

A musicoterapia não tem contra-indicações, ainda que possa haver uma piora no comportamento se o tipo de som não for adequado. “O ritmo depende da necessidade de cada bichinho. Normalmente são músicas com violinos, violão e piano. Beethoven, por exemplo, costuma ser indicado para acalmar os mais agitados”.

As sessões devem ser indicadas e realizadas por um profissional. E, em um tratamento a longo prazo, podem contar com alguns exercícios que o dono pode fazer em casa com o cão como forma de complementar o tratamento.

Leia mais: Gesto de cadela de Emiliano Sala em velório do jogador comoveu a todos

Continua após a publicidade

Florais

Assim como os efeitos em humanos, os florais ajudam em questões comportamentais. “O tratamento, que é baseado na essência das flores, é muito usado para auxiliar os cães a equilibrarem suas emoções e atingirem maior bem estar”, diz o especialista.

Os florais podem ser usados, por exemplo, com cães hiperativos ou para auxiliar no tratamento da depressão. Outro benefício é a redução dos latidos. “Também não tem contraindicações, é um tratamento suave e não causa nenhum mal”, complementa.

Leia mais: Petz deixa de comercializar filhotes após fechamento de canil clandestino

Continua após a publicidade

Acupuntura

É um tipo de tratamento clássico milenar chinês no qual agulhas causam estímulos no corpo, levando ao controle ou à cura de certas doenças. Segundo o especialista, os maiores beneficiados são os “pets que sofrem com problemas respiratórios, doenças dermatológicas, neurológicas, do sistema reprodutivo, musculares ou relacionados à estrutura óssea”.

Leia mais: Saiba como cuidar do seu pet no verão

Shiatsu

Original do Japão, a técnica pressiona pontos energéticos vitais, estimulando os órgãos internos. “Assim como a técnica aplicada em humanos, o método é baseado na pressão dos pontos, trazendo benefícios para os cães em casos de estresse, ansiedade e agressividade. Também é útil em casos de lesões musculares, problemas respiratórios e outros desequilíbrios na saúde.”, diz Cleber.

Continua após a publicidade

Leia mais: Busca Dogues: o site que usa erros de digitação para ajudar cães

(Thinkstock/Reprodução)

Reiki

Esse método é descrito como cura natural por canalização de energia vital. Através das mãos do especialista, o objetivo é restabelecer o equilíbrio físico, mental e emocional do animal. “Pode aliviar dores, atenuar efeitos colaterais de outros tratamentos e promover conforto emocional para o cão”, finaliza.

Veja mais: Pet na cabine: minha experiência viajando de Avianca e de Azul

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.