Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Mulheres Bem Resolvidas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por CÁTIA DAMASCENO
Cátia Damasceno é especialista em sexo e pioneira no trabalho com cursos voltados para o desenvolvimento da sexualidade. É criadora do Mulheres Bem Resolvidas, canal para falar de sexo com mulheres. Em sua coluna, vai escrever sobre sexo, relacionamentos e empoderamento.
Continua após publicidade

Como retomar a vida sexual após a maternidade

Depois de respeitar o momento pós-parto, veja dicas de como retomar a vida a dois

Por Cátia Damasceno
Atualizado em 16 ago 2019, 10h00 - Publicado em 16 ago 2019, 10h00

O bebê nasceu e você se pergunta como fica o casal depois disso? A coluna de hoje tem um formato um pouquinho diferente, mas vai ajudar se você está passando por esse momento.

A primeira coisa que o casal precisa ter em mente, principalmente o homem, é de que depois que o bebê nasce é necessário um tempo para que o corpo da mulher comece a voltar ao normal. Para que o útero diminua e volte pro lugar, bem como as estruturas internas voltem ao normal.

Esse prazo é determinado pelo médicos e geralmente é de 40 dias, mas claro, existem exceções. É muito bom que o homem saiba disso antes até do nascimento do bebê, para que não haja nenhum tipo de cobrança.

Outra coisa importantíssima é que o pai participe DE FATO e ativamente da criação do bebê. Só assim ele saberá o quanto é cansativo esse processo, o quanto é desgastante acordar várias vezes de madrugada, o quanto exige a amamentação…

Também é essencial destacar que durante a amamentação é comum haver uma diminuição dos hormônios que melhoram a libido. Isso acontece porque a prolactina e ocitocina estão muito altas e elas são inibidoras de estrogênio e de progesterona, resultando em um ressecamento da musculatura vaginal.

Continua após a publicidade

O que quero dizer com tudo isso é que em primeiro lugar é preciso haver um respeito ao tempo da mulher. Após a maternidade é normal que a mulher enfrente uma baixa autoestima, já que o corpo ainda não voltou ao normal, e todos os medos e cobranças que envolvem a maternidade.

Agora falando da questão da sexualidade mesmo e como podemos aos poucos ir retomando a vida a dois, é importante ter um momento casal, e ai não precisa sair de casa, já que o bebê ainda estará pequeno. Mas com dois meses eles já começam a ter uma certa rotina de sono e então coisas simples como um filme a dois, tomar um banho juntos entre um sono do bebê, são super bem-vindos.

O casal não precisa partir já para algo super elaborado. Comecem a buscar momentos a dois, coloquem isso mesmo como prioridade mesmo, e vão respeitando o tempo do casal. A maternidade é apenas mais um papel na vida do casal, e não o papel único a partir de então.

Vai embora não! Aproveita e passa pra conhecer meu site e se inscrever no meu canal

Continua após a publicidade

Leia mais: Transar menstruada: vantagens e desvantagens sobre a prática

Carga mental: você se sente sobrecarregada em casa?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.