Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Jennifer Ann Thomas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Jornalista especializada em meio ambiente e sustentabilidade, @jennyannthomas foi repórter e colunista de Veja e explica os efeitos dos nossos impactos no planeta.
Continua após publicidade

Acesso à saúde faz parte da solução para combater mudanças climáticas

Com uma redução de 70% do desmatamento, a ilha de Bornéu, no sudeste asiático, mostra na prática essa relação

Por Jennifer Ann Thomas
29 out 2020, 09h00

Enquanto no Brasil se discute a privatização do SUS e a perda de leitos clínicos e de UTIs abertos durante a pandemia de coronavírus, um exemplo na ilha de Bornéu, no sudeste asiático, mostra como um serviço de saúde acessível e de qualidade pode contribuir diretamente com a preservação ambiental.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos Estados Unidos, publicaram um estudo no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences. O trabalho analisou a relação entre a diminuição do desmatamento de uma região específica de Bornéu e a instalação de uma clínica de saúde popular.

O projeto, conduzido pelas organizações Alam Sehat Lestari e Health In Harmony, nasceu pela seguinte lógica: ações de conservação costumam excluir e isolar as comunidades locais. Sem a real compreensão sobre as necessidades das pessoas que vivem nos territórios, elas continuam a recorrer ao desmatamento ilegal como solução econômica. A falta de acesso a tratamentos de saúde de qualidade pode piorar o cenário ao perpetuar o ciclo de atendimento de baixa qualidade e custos altos. Em 2020, a Health in Harmony começou uma parceria com instituições brasileiras na Bacia do Rio Xingu.

Entre 2008 e 2018, período analisado pelo estudo, 28,5 mil pessoas buscaram atendimento na clínica. Houve declínio em diagnósticos de malária, tuberculose, doenças tropicais negligenciadas e diabetes, entre outras. As doenças evitáveis que aumentaram ao longo do tempo foram infecções respiratórias, que podem estar relacionadas ao aumento de ocorrências de fogo, que dispararam em 2015. Bornéu está a quase 18 mil quilômetros do Brasil, mas são muitas as similaridades com a realidade brasileira.

Continua após a publicidade

Em 2007, a clínica foi instalada ao lado do Parque Nacional Gunung Palung com o apoio do governo local. O consultório aceita mudas de árvores, artesanato e mão de obra como pagamento — modelo que foi construído em parceria com as comunidades. Após acordos firmados com as lideranças da região, a clínica também passou a oferecer descontos de até 70% nos serviços de saúde para os moradores de vilarejos que comprovassem a redução no desmatamento. Além dos serviços de saúde, a intervenção ofereceu capacitações em sustentabilidade e agricultura orgânica e criou um programa de recompra de motosserras.

O resultado: ao longo de dez anos, o desmatamento caiu 70%. Quando comparado com o valor em emissões de carbono no mercado europeu, a floresta em pé poupou mais de 65 milhões de dólares. Em 2012, mais de 97% dos moradores entrevistados afirmaram que acreditavam que o projeto estava ajudando a reduzir o desmatamento ilegal. Entre 1985 e 2001, a região perdeu 60% da vegetação natural. Globalmente, 100 árvores são derrubadas nas florestas tropicais a cada segundo.

No mundo, cerca de 35% das áreas protegidas são ocupadas por comunidades tradicionais ou indígenas. Contudo, a criação de modelos de programas de conservação e mitigação climática com a participação dos povos originários ainda é insuficiente. No caso de Bornéu, os pesquisadores identificaram resultados positivos e associaram o sucesso do programa, focado em saúde e bem-estar, ao desenvolvimento de soluções em parceria com as lideranças das comunidades. Os efeitos foram benéficos para as pessoas e para os objetivos globais de conservação ambiental.

Continua após a publicidade

Estou com câncer de mama. E agora?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.