Clique e assine Claudia a partir de R$ 5,90/mês
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

Tratamento da área íntima pós-menopausa é essencial para qualidade de vida

Como vamos viver quase um terço das nossas vidas após a última menstruação, é importante um bom aconselhamento sobre a reposição hormonal ou alternativas

Por Denise Steiner - Atualizado em 14 out 2020, 15h43 - Publicado em 15 out 2020, 11h00

A mulher empoderada e contemporânea passará muito tempo da sua vida após a menopausa. Embora mais poderosa, ela ainda tem jornada dupla com trabalho e família e preocupações em manter um relacionamento interessante com seu companheiro.

A menopausa pode trazer mais ou menos alterações dependendo da genética e emocional de cada uma. Calores, alterações do sono, incontinência urinária, osteoporose, oscilações de humor e dor durante a relação são alguns dos sintomas do período de climatério e pós-menopausa.

Considerando que vamos viver quase um terço das nossas vidas femininas após a última menstruação, é importante um bom aconselhamento sobre a reposição hormonal ou alternativas. Também é significativo saber que, independentemente de calores ou outros sintomas, a pele da região intima ficará mais fina, seca e sensível. Sendo assim, é frequente que ocorra dor na relação sexual, dificultando o prazer e diminuindo a libido.

Além disso, devido à perda de hidratação e tonicidade nesta área, a incontinência urinária por pequenos esforços como risadas, espirros e exercícios pode acontecer com relativa frequência e causar muito constrangimento.

A reposição hormonal melhora toda essa sintomatologia, porém é impeditiva em casos de câncer familiar ou quando a própria pessoa já teve câncer de mama.

Continua após a publicidade

Existem outras possibilidades de tratamento como o laser Fotona que pode melhorar a hidratação e tonicidade da pele. O tratamento consiste em aplicar o laser na parede interna da vagina, introito uretral e região dos pequenos e grandes lábios. O calor liberado pelo laser favorece a melhora da oxigenação e estimula maior produção de colágeno. O tratamento demora cerca de 40 minutos, não é dolorido e podem ser feitas 3 sessões mensais.

Outros tratamentos para a melhoria da estética da região íntima também são os peelings para clareamento, preenchimento de pequenos e grandes e lábios para volumização e harmonização da região afetada.

A Clínica Denise Steiner, com uma equipe de médicos ginecologistas e dermatologistas altamente integrada, está apta para oferecer o que há de melhor entre os tratamentos modernos e tecnológicos, além de atenção, empatia e carinho.

O que falta para termos mais mulheres eleitas na política

 

Continua após a publicidade
Publicidade