Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

3 passos essenciais do skincare para tratar o melasma

A dermatologista Denise Steiner revela quais são as etapas do cuidado com a pele mais importantes para amenizar as manchas

Por Denise Steiner
Atualizado em 1 fev 2023, 10h31 - Publicado em 5 ago 2021, 20h28

O melasma é aquela mancha acastanhada que compromete a pele do rosto de mulheres jovens. A pele da brasileira é muito misturada e de muitas tonalidades, o que torna o melasma muito frequente no nosso meio.

A área da pele comprometida pelo melasma é mais envelhecida do que a pele sem mancha, apresentando alteração marcante das fibras do colágeno e elastina. Os vasos cutâneos na região do melasma estão dilatados e disfuncionais e várias células estão aumentadas, deixando a pele mais sensível.

O sol, o calor e também a luz visível pioram o melasma. O cuidado diário, também conhecida como skincare, é muito importante para tratar e cuidar da pele com esse tipo de problema.

O melasma melhora com clareadores e procedimentos que eliminam a melanina, mas não dispensa os cuidados diários a seguir:

Limpeza

Procure limpar a região com produtos suaves, como água micelar, gel, sérum neutros ou creme de limpeza, já que não há necessidade do produto conter ácidos ou clareadores. Esfoliantes também podem ser dispensados.

Hidratação

A pele com melasma precisa de hidratação diária para que a sua função de barreira cutânea seja mantida. Durante o tratamento do melasma, a irritação e avermelhamento devem ser evitados.

Os hidratantes devem ser não comedogênicos e suaves com ácido hialurônico, glicerina, ceramida, niacinamida, uréia em baixas concentrações, vitamina E e também com veículos leves em sérum ou loção. O uso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia.

Continua após a publicidade

Fotoproteção

O fotoprotetor é a parte mais importante do tratamento do melasma. O protetor precisa barrar a luz ultravioleta B, luz ultravioleta A e também luz visível, que compõe 40% da luz do sol.

O número de proteção tanto para luz UVB como para luz UVA deve ser alto, pelo menos 60 para UVB e 30 para UVA.

O filtro solar pode ser químico, físico ou a mistura dos dois. No caso do filtro químico, a formulação recebe os raios de UVB e UVA e transforma a mesma em calor. Já o filtro físico configura uma formulação que, em vez de reagir quimicamente com a luz, faz a reflexão da mesma.

O melhor filtro para melasma é ou físico ou a combinação de filtro físico e químico de amplo espectro.

Não existe filtro solar específico para a proteção da luz visível. Por esse motivo, considerando que a luz visível é a que mancha mais a pele, o filtro solar para tratamento do melasma precisa ter pigmento para que promova a proteção em relação a essa luz.

O melhor pigmento é o óxido de ferro, sendo interessante conferir a bula ou tirar as dúvidas com seu dermatologista.

Continua após a publicidade

Além de todas essas propriedades citadas, o filtro solar para a pele com melasma deve esconder as manchas, o que significa boa proteção.

Por fim, o filtro deve ser usado pelo menos três vezes ao dia.

Os cuidados de skincare para peles com melasma são fundamentais para o sucesso do tratamento dessas manchas tão frequentes e tão impactantes para a autoestima das mulheres brasileiras.

Cuide do seu melasma.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.