Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Quais as diferenças entre os diversos tipos de filtro solar?

Entenda quais são os diferentes tipos de filtro solar disponíveis no mercado e quais suas principais características

Por Denise Steiner
14 fev 2021, 11h00

O filtro solar é um produto utilizado para proteger a pele da radiação solar, prevenindo especialmente o aparecimento de câncer de pele e também o envelhecimento.

Os filtros solares podem ser físicos (inorgânicos) ou químicos (orgânicos).

O filtro físico contém substâncias que formam uma barreira e refletem a luz UVB e UVA. Esses filtros funcionam como um anteparo mas, conforme o tamanho das partículas, podem ser cosmeticamente inaceitáveis por ficarem com a aparência de máscara branca. As substâncias mais usadas nos filtros físicos são o dióxido de titânio ou óxido de zinco.

O filtro químico tem moléculas que reagem com a luz do sol e transformam essa energia em calor, não deixando que ocorra a agressão direta às estruturas da pele.

Existem vários protetores solares que combinam filtros químicos e físicos, sendo chamados de protetores de amplo espectro.

As novas tecnologias permitiram que as formulações dos filtros solares ficassem mais complexas e pudessem diversificar no tipo de proteção. Alguns deles são coloridos, tendo adição dos pigmentos que são importantes para evitar a agressão da luz visível.

Continua após a publicidade

A radiação solar tem 40% de luz visível, que é responsável por manchar a pele. Nos últimos anos vários estudos científicos têm demonstrado que a luz visível mancha as peles morenas e praticamente não altera as peles mais claras.

O filtro solar para tratamento do melasma deve conter pigmentos para evitar a piora das manchas. O melhor pigmento para essa proteção é o óxido de ferro, que evita a penetração dessa luz.

Ainda não está clara a importância das luzes caseiras dos celulares e computadores, que também emitem luz visível. Essas radiações não são tão agressivas como aquelas que existem no sol, porém as pessoas que passam 12 horas por dia na frente do computador ou outras luzes caseiras podem acumular danos significativos.

Os filtros solares também podem ter ativos antioxidantes agregados à sua formulação. Esses filtros têm vitaminas C, E, niacinamida (B3) entre outros. Essas vitaminas neutralizam a oxidação, que é um processo constante e evitam o envelhecimento. ( Confira quais são os principais ativos antienvelhecimento)

Os filtros solares também podem somar à sua formulação hidratantes que aumentam o potencial de proteção, já que a pele hidratada também tem maior capacidade funcional.

Continua após a publicidade

Além de todos esses aspectos especiais, os filtros podem incorporar ativos antiacne, clareadores e antiinflamatórios.

O uso de filtro solar é condição básica para manter a saúde da pele. Deve ser escolhido conforme a condição e necessidade de cada indivíduo.

Cuide de sua pele. Use filtro solar.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.