Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Os motivos pelos quais usar filtro solar é essencial para a saúde da pele

Durante o verão, o produto é importante para prevenir o câncer de pele

Por Texto: Denise Steiner
24 jan 2019, 19h00

Durante o verão são importantes ações para prevenir o câncer de pele – o sol é o estímulo externo mais relacionado ao aparecimento da doença. O dano causado pela luz solar ao longo da vida é, de fato, cumulativo. Dessa forma, vai deixando defeitos no “coração” das células que, mais tarde, ao se multiplicarem, causam a doença. Por isso, uma das formas mais eficientes de prevenir o surgimento da doença é utilizando filtro solar.

Existem pessoas com maior risco de câncer de pele, que são aquelas com pele, olhos e cabelos claros, assim como as que têm sardas, as que ficam muito vermelhas pela exposição e quem já teve casos da doença na família. É importante proteger a pele do sol não só com filtro, mas com sombra, chapéu, óculos e até roupa com filtro solar. O filtro solar deve ser passado todos os dias, especialmente por quem trabalha ou tem lazer ao ar livre.

Tipos de filtro solar

Existem dois tipos de filtro: o químico e o físico. O químico tem uma molécula que se combina com a luz e transforma a radiação em calor. O físico não interage com a luz e a reflete. Este segundo é mais potente, mas suas fórmulas deixam a pele muito branca. O filtro em geral tem combinações de filtro físico e químico para darem melhor cobertura e proteção.

O filtro solar precisa necessariamente proteger da luz UVB, que é a mais agressiva e provoca câncer de pele. Quando o filtro tem a sigla FPS significa um fator de proteção solar para UVB. É importante que o filtro também proteja da radiação UVA, que é mais profunda, agride vasos, células e colágeno e contribui para o câncer de pele. Para sabermos se há proteção para UVA devemos procurar essa informação na bula que pode estar especificada de duas maneiras: Proteção UVA ou PPD (Persistent Pigment Darkening, que em livre tradução seria “Escurecimento Persistente do Pigmento”).

Continua após a publicidade

Leia também: Acne: como combater o problema em mulheres adultas

Trabalhos científicos mais recentes mostraram que a luz visível mancha a pele principalmente de pessoas mais morenas. Sendo assim, é importante que o filtro tenha proteção para luz visível. A maioria dos filtros não protege a pele da luz visível, sendo que somente protetores com cor têm essa capacidade. Se a pessoa for portadora de melasma, ela precisa usar filtro com pigmento para ter maior proteção.

O filtro deve ser bem espalhado de forma homogênea em todo o corpo sem esquecer nenhuma área da pele e a ação deve ser repetida a cada 3 horas. Cuide bem da sua pele!

Continua após a publicidade

Toxina botulínica: o que você precisa saber sobre o uso da substância

Siga CLAUDIA no Instagram.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.