Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Envelhecimento é um processo natural que pode ser gerenciado. Veja como

Conhecer a sua predisposição genética e cuidar da saúde são atitudes fundamentais, segundo a dermatologista Denise Steiner

Por Denise Steiner
18 mar 2021, 10h00

Envelhecer é um processo natural que começa no dia em que nascemos, e continua progressivamente pela vida afora. Ele é inexorável mas pode ser gerenciado através de medidas de prevenção.

A genética de cada um é fundamental na forma de envelhecer e por essa razão é importante conhecer as predisposições e susceptibilidades dos seus familiares de primeiro grau.

Também é necessário cuidar da saúde fazendo exames de controle para avaliar tendência a diabete, colesterol alto, gota, hipotireoidismo entre outros.

O processo de envelhecimento é afetado pela radiação solar, poluição, qualidade da alimentação, quantidade de exercícios físicos, qualidade do sono, estresse, doenças, medicação entre outros.

A pele, por ser o maior órgão do corpo humano e fazer interface com o meio externo, é muito afetada pelas agressões externas e também responde aos estímulos hormonais e metabólicos internos, assim como estresse e qualidade de vida.

Continua após a publicidade

Podemos classificar o envelhecimento em tridimensional pois ocorre degradação do osso, gordura, músculos e ligamentos (3ª dimensão). Ocorre também perda de colágeno e elastina da derme (2ª dimensão) e da superfície cutânea, afetando epiderme e camada córnea (1ª dimensão).

Além disso é bem curioso que a pele é o único órgão que tem dois envelhecimentos, o intrínseco, que é determinado principalmente por genética e fatores internos e o extrínseco, que é o fotoenvelhecimento causado principalmente pela radiação solar.

O tratamento para prevenção do envelhecimento passa pelos cuidados diários com limpeza, hidratação e fotoproteção e também pelo uso de cosmecêuticos (união entre cosméticos e produtos farmacêuticos) que contenham ácidos, vitaminas antioxidantes e mimetizadores dos neuro-hormônios.

Além disso, procedimentos variados que possam ser indicados conforme a idade podem contribuir para prevenir o envelhecimento exagerado e manter a pele saudável e natural.

Continua após a publicidade

Esses procedimentos são: peelings, microagulhamento, lasers, ultrassom microfocado, harmonização facial, toxina botulínica entre outros.

Ao longo do tempo vamos discorrer detalhadamente sobre cada um deles.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.