CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

Envelhecimento é um processo natural que pode ser gerenciado. Veja como

Conhecer a sua predisposição genética e cuidar da saúde são atitudes fundamentais, segundo a dermatologista Denise Steiner

Por Denise Steiner Atualizado em 18 mar 2021, 08h45 - Publicado em 18 mar 2021, 10h00

Envelhecer é um processo natural que começa no dia em que nascemos, e continua progressivamente pela vida afora. Ele é inexorável mas pode ser gerenciado através de medidas de prevenção.

A genética de cada um é fundamental na forma de envelhecer e por essa razão é importante conhecer as predisposições e susceptibilidades dos seus familiares de primeiro grau.

Também é necessário cuidar da saúde fazendo exames de controle para avaliar tendência a diabete, colesterol alto, gota, hipotireoidismo entre outros.

O processo de envelhecimento é afetado pela radiação solar, poluição, qualidade da alimentação, quantidade de exercícios físicos, qualidade do sono, estresse, doenças, medicação entre outros.

A pele, por ser o maior órgão do corpo humano e fazer interface com o meio externo, é muito afetada pelas agressões externas e também responde aos estímulos hormonais e metabólicos internos, assim como estresse e qualidade de vida.

Podemos classificar o envelhecimento em tridimensional pois ocorre degradação do osso, gordura, músculos e ligamentos (3ª dimensão). Ocorre também perda de colágeno e elastina da derme (2ª dimensão) e da superfície cutânea, afetando epiderme e camada córnea (1ª dimensão).

Continua após a publicidade

Além disso é bem curioso que a pele é o único órgão que tem dois envelhecimentos, o intrínseco, que é determinado principalmente por genética e fatores internos e o extrínseco, que é o fotoenvelhecimento causado principalmente pela radiação solar.

O tratamento para prevenção do envelhecimento passa pelos cuidados diários com limpeza, hidratação e fotoproteção e também pelo uso de cosmecêuticos (união entre cosméticos e produtos farmacêuticos) que contenham ácidos, vitaminas antioxidantes e mimetizadores dos neuro-hormônios.

Além disso, procedimentos variados que possam ser indicados conforme a idade podem contribuir para prevenir o envelhecimento exagerado e manter a pele saudável e natural.

Esses procedimentos são: peelings, microagulhamento, lasers, ultrassom microfocado, harmonização facial, toxina botulínica entre outros.

Ao longo do tempo vamos discorrer detalhadamente sobre cada um deles.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade