Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Vamos cuidar bem da nossa pele

Os cuidados básicos da pele são limpeza, hidratação e fotoproteção e devem levar em conta a característica da pele de cada um

Por DENISE STEINER
Atualizado em 1 fev 2023, 11h03 - Publicado em 25 Maio 2018, 16h31

Os cuidados básicos da pele são limpeza, hidratação e fotoproteção e devem levar em conta a característica da pele de cada um. Os tipos de pele variam conforme a genética, idade e ambiente frequentado. Podemos genericamente dividir tipos de pele em: oleosa, seca, sensível e normal. Raramente a pessoa tem pele normal durante toda a vida e o tipo de cútis mais comum é aquele onde o centro da face é mais oleoso e as laterais mais ressecadas.

A pele oleosa produz mais sebo, tende a ficar brilhante com os óstios (poros) mais dilatados e menor quantidade de rugas. A oleosidade é diferente da hidratação e a pele oleosa não necessariamente é bem hidratada, mas a camada de sebo protege contra a perda de água.

A pele seca tem os óstios mais fechados e é opaca, descamativa e tem mais rugas.

A pele sensível é mais fina e constantemente avermelhada, pode descamar, tem óstios mais fechados e vasos mais aparentes.

A limpeza da pele oleosa pode ser feita com produtos anti-oleosidade, com diversas apresentações como barra, líquido ou gel. Geralmente os produtos de limpeza para pele oleosa tem ácido salicílico e/ou ácido glicólico, além de ativos que absorvem a gordura da superfície.

Continua após a publicidade

A hidratação da pele oleosa é necessária, embora o óleo proteja da perda excessiva de água, devem ser escolhidos produtos denominados de não comedogênico ou sem óleo para evitar o entupimento dos óstios com formação de cravos e espinhas. O protetor solar para pele oleosa também precisa ser mais leve e não comedogênico, na bula haverá indicações que expliquem essa característica.

A pele seca deve ser limpa com sabonete líquido neutro e com potencial hidratante. As peles secas precisam ser hidratadas até 2 vezes ao dia com cremes emolientes que contenham moléculas com afinidade pela água, com o ácido hialurônico, uréia, glicerina, ácido glicólico, entre outros. O filtro solar também deve ser cremoso com potencial hidratante.

As peles sensíveis são as mais difíceis e restritivas. Os produtos de limpeza devem ser cremosos, neutros e minimalistas, isto é, com o mínimo de ativos necessários. A pele sensível, como o nome diz, reage a qualquer mudança. Ela precisa de hidratantes, cremosos, neutros e calmantes com substâncias oclusivas como ceramidas, óleo de silicones, vitamina E, azuleno, entre outros. A pele sensível deve ser limpa no máximo de manhã e à noite e hidratada até 3 vezes ao dia. O filtro solar de preferência deve ser filtro físico e não químico, que é aquele que reflete a luz e de preferência ter substâncias hidratantes e antioxidantes na sua formulação.

O cuidado diário é básico e fundamental para evitar e prevenir envelhecimento cutâneo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.