Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Cuidados importantes com a pele durante a pandemia de coronavírus

Apesar de não atingir a pele de forma direta, a atenção deve ser redobrada nesse período

Por Denise Steiner
Atualizado em 19 mar 2020, 10h00 - Publicado em 19 mar 2020, 10h00

Acredito que ninguém imaginava viver uma situação como esta pandemia do coronavírus.  Ela está sendo rápida e sem volta e nossa adaptação individual e coletiva precisa seguir a mesma velocidade.

O coronavírus se aloja na pele e pode contaminar outras pessoas quando houver contato. É importante não entrar em pânico, lembrando que esta virose não é grave e na maioria das pessoas se comporta como uma gripe comum. A grande preocupação está relacionada a contaminação de indivíduos idosos e aqueles com doenças comprometedoras para a imunidade em geral como a diabetes, câncer, tuberculose entre outros. Esses grupos podem desencadear quadros pulmonares mais graves que necessitam de unidades intensivas e aparelhos para ajudar a respiração. A grande preocupação é com a disseminação rápida do vírus e a sobrecarga dos serviços de saúde pública. Se o pico da doença for menos agudo e um pouco mais lento não haverá grandes problemas, pois os casos serão tratados adequadamente cada um a seu tempo.

Como os cidadãos comuns podem ajudar e quais os cuidados possíveis e necessários? Já que o vírus pode ficar na pele, a higiene da mesma é muito importante. Lavar as mãos quando cumprimentar as pessoas ou mexer em objetos, manter as mãos limpas lavando com água e sabão ou usando álcool gel.  Pessoas sensíveis e com a pele mais seca podem ter dermatites irritativas devido ao excesso de lavagem e ou de álcool gel. É recomendado que essas pessoas usem hidratante após a lavagem para evitar a inflamação.

Se for possível escolher entre água e sabão e álcool gel, é preferível a primeira opção. A limpeza das outras áreas da pele também é importante usando sabonete neutro uma vez ao dia. A lavagem tanto das mãos como do corpo deve ser minuciosa. Em relação ao cabelo é preferível mantê-lo preso para trabalhar ou lidar com outras pessoas. As unhas devem ser mantidas curtas e limpas.

O coronavírus não causa lesões específicas de pele como pápulas, placas, vesículas ou descamações. No entanto, quando inflamada, a pele fica mais frágil e menos resistente. Essa inflamação facilita a propagação do vírus. Portanto, as pessoas com doenças de pele como eczema, psoríase, impetigo, alergia, acne, entre outros, devem evitar aglomerações e contato direto com as pessoas. Além disso, existem doenças como os lúpus eritematosos que, além de ter lesões inflamadas, também compromete a imunidade do seu portador. Nesse caso, os portadores de lúpus são considerados pacientes de risco para o coronavírus.

Continua após a publicidade

Outra questão importante é a exposição excessiva ao sol que pode provocar queimaduras e facilitar a propagação do vírus na pele lesada. Mantenha os cuidados com o uso do filtro solar que precisa ser bem espalhado, ter numeração alta e ser reaplicado a cada 3 horas.

Resumindo, o coronavírus não atinge a pele de forma direta, mas permanece na mesma e pode contaminar as pessoas. A limpeza das mãos e pele do corpo deve ser priorizada se possível com água e sabão. Muito álcool gel pode irritar a pele e, portanto, hidratar as mãos é primordial para evitar essa inflamação. A pele com doenças inflamatórias como psoríase, acne, eczemas, queimaduras entre outros pode ser mais sensível ao vírus pois está mais fragilizada.

Não entre em pânico, e mantenha os cuidados com a sua pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.