Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Realidade ou milagre? Como funciona o peeling de fenol

O peeling de fenol tem bons resultados, mas o pós-operatório é difícil. A dermatologista Denise Steiner explica tudo sobre o procedimento

Por Da Redação
25 mar 2021, 16h00

O peeling de fenol é conhecido por promover grandes resultados para tratamento de rugas e flacidez, porém com dificuldade no período pós operatório.

Ele é um peeling químico em que, além do fenol, são misturados: óleo de croton, água e septisol.

Durante muito tempo a receita mais utilizada foi a do peeling de Baker, que usa essa mistura com uma concentração aproximada de 2,1% de croton e 50% de fenol. Esse peeling é bem agressivo e a recuperação da pele gira em torno de 3 meses.

Outro estudioso no assunto, Hetter, estabeleceu as concentrações exatas e permitiu que escolhêssemos a melhor concentração de croton, baixando a concentração de fenol para 35%.

A região dos olhos pode ser tratada com esse peeling para melhorar a flacidez e os famosos pés de galinha, equivalendo a um procedimento cirúrgico como a blefaroplastia.

A região da boca também pode ser tratada deixando o lábio projetado, bem delineado e sem rugas. O paciente que fará o peeling deve ser bem instruído sobre o preparo da pele e restrições do pós-operatório.

Continua após a publicidade

No momento do procedimento, a pele deve ser limpa e desengordurada e o peeling é passado com uma espátula ou gaze, deixando a pele com um frost esbranquiçado e homogêneo.

No momento da aplicação, o paciente sente dor por alguns segundos e depois ocorre o anestesiamento da pele.

O fenol tem cheiro forte e algum grau de toxicidade porém, quando aplicado em áreas menores, tem um metabolismo rápido, sendo que em 15 minutos foi totalmente eliminado do organismo.

Nos primeiros dois dias de pós operatório, há muito inchaço e exsudação (transpiração). Durante 5 a 7 dias há descamação e na sequência ocorre avermelhamento, que pode durar até 60 dias.

O resultado final é uma pele homogênea, tonificada, lisa, com menos rugas e flacidez. O efeito do resultado final é bastante prolongado, durando alguns anos.

Continua após a publicidade

A ação química da fórmula de Hetter (fenol) estimula a renovação da pele e também estimula a formação de colágeno efetivo e duradouro.

Este é um recurso de ótimo custo benefício para tratamento das consequências do fotoenvelhecimento.

Cuide da sua pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.