Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Denise Steiner Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por DERMATOLOGIA
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

Sabia que os cabelos também envelhecem? Veja como tratá-los

A colunista Denise Steiner comenta sobre envelhecimento dos fios e explica os fatores que provocam esse processo

Por Da Redação
Atualizado em 27 Maio 2021, 16h30 - Publicado em 27 Maio 2021, 16h19

O cabelo nasce, cresce e morre durante toda a vida, por isso tínhamos o conceito de que ele nunca seria velho. No entanto, mesmo reciclando constantemente, ele vai se tornando mais fino, desgastado e fraco.

Esse acontecimento tem toda lógica, pois o couro cabeludo, que é o terreno onde cresce o cabelo, vai sendo agredido por fatores internos e ambientais durante toda a vida, acumulando danos, defeitos, doenças e muita oxidação.

O Sol por meio da radiação ultravioleta é um dos grandes envelhecedores do couro cabeludo e da haste. Não usamos chapéu e estamos num país tropical, com muita iluminação solar durante todo o ano.

O interessante é que já nos acostumamos a usar filtro solar na pele, mas isso não ocorre em relação ao couro cabeludo.

Continua após a publicidade

A radiação UVB agride o DNA celular e favorece o aparecimento de câncer de pele. Já a radiação UVA agride a derme e destrói as fibras elásticas e de colágeno, além de prejudicar a parede dos vasos sanguíneos.

A radiação UVA e UVB também são responsáveis pela oxidação que danifica a parede das células e a mitocôndria, que produz a energia celular.

A poluição diária, além das agressões químicas, como tintura, alisamento, luzes, entre outras, também contribuem para o envelhecimento capilar. A genética, a saúde geral do indivíduo e os cuidados de limpeza também ajudam no envelhecimento capilar.

Continua após a publicidade

O cabelo fica branco, porque envelhece e perde a capacidade de formar melanina, que também é um protetor em relação ao sol.

Tratamentos

Dois tratamentos são interessantes para preservar a saúde do couro cabeludo e da haste capilar, neutralizando os efeitos do desgaste e envelhecimento.

O primeiro tratamento é a microinfusão de medicamentos na pele, na qual utilizamos um aparelho similar a uma máquina de tatuagem.

Continua após a publicidade

Essa máquina, ao ser ligada, vibra e aspira a medicação que queremos utilizar. A substância tem que ser injetável, sendo aberta na hora da utilização.

Usamos medicamentos, como finasterida e Minoxidil, além de vitaminas antioxidantes e fatores de crescimento. O mecanismo de ação está relacionado ao uso do remédio e também devido a microtraumas causados pelas agulhas, que então melhoram a oxigenação e liberam vários fatores de crescimento naturais.

O outro tratamento é o plasma rico em plaquetas, que pressupõe colher sangue, centrifugar e separar o plasma que fica com mais concentração de plaquetas e injetá-las no couro cabeludo da área afetada.

Continua após a publicidade

Ao ser injetado na pele, o plasma rico em plaquetas libera fatores de crescimento naturais, que possuem várias ações positivas para a saúde capilar.

São liberados cerca de dez fatores de crescimento que estimulam das células tronco do folículo às células da papila dérmica. Assim, há uma melhora na fase de crescimento do fio, na irrigação do folículo, na espessura da haste do folículo e ainda diminui a inflamação.

Esses tratamentos são feitos em sessões mensais e sem efeitos colaterais, o que possibilita que o paciente continue suas atividades normalmente. A melhoria das condições do couro cabeludo e também da qualidade da haste é duradoura e evita a perda definitiva do fio.

Continua após a publicidade

Cuide-se.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.