Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Conversa de Vó Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials

Segredo da longevidade desta idosa na Sibéria é patinar no gelo

Lyubov Morekhodova, de 79 anos, patina desde que se entende por gente e teve sua primeira bota feita pelo pai

Por Natália Dornellas Atualizado em 12 fev 2021, 17h08 - Publicado em 12 fev 2021, 17h00

Patinar no gelo é a paixão (e também o segredo de longevidade) de Lyubov Morekhodova. Baba Lyuba, como é carinhosamente apelidada, tem 79 anos e desde criança vive na Sibéria às margens do famoso lago Baikal, considerado o mais profundo do mundo.

Acostumada a um inverno que dura cerca de seis meses por ano, ela patina desde que se entende por gente e teve sua primeira bota feita pelo pai, já que era o único jeito de circular e ir à escola na estação fria. 

Lyubov vive só e cuida de quatro cachorros, cinco vacas, dois bezerros e quatro galinhas, que garantem sua subsistência, mas, sempre que consegue uma folga, vai para o espelho d’água que considera uma espécie de tesouro, apesar das adversidades inerentes à vida no gelo.

Sua gratidão e alegria contagiantes estão em todos os vídeos que começaram a circular sobre ela nos últimos tempos. O mais recente, veiculado pela Aljazeera é uma declaração de amor e uma lição de vida.  Veja:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Al Jazeera English (@aljazeeraenglish)

  

 

Curiosamente, seu sobrenome Morekhodova significa “aquele que anda sobre as águas”  e não poderia ser mais adequado a uma mulher que considera um lago congelado uma espécie de divindade.

Lyubov Morekhodova
Vovó da Sibéria vive perto do lago Baikal, considerado o mais profundo do mundo @aljazeeraenglish/Reprodução

 *Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse  nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas contadas, me deixe saber, por favor. 

  • Continua após a publicidade
    Publicidade