Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Com a 1ª foto aos 73 anos, Dona Dodô está se sentindo linda

A colunista Natália Dornellas conta a história de Dona Dolores e sua alegria ao ser fotografada pelo neto em um ensaio lindo

Por Natália Dornellas
15 out 2021, 17h00

Quem é da geração digital e calibra bem a selfie talvez não entenda o que é nunca ter feito uma foto na vida, nunca ter sido retratada ou coisa parecida, mas a história da dona Dolores pode clarear um pouco.

Nascida na zona rural de Florestal, MG, no ano de 1948, Dolores de Jesus Souza era a única criança preta entre os colegas que tiravam partido de sua branquitude para exigir prendas e favores dela. “Eles pediam e, se eu não fizesse, me batiam e me deixavam para trás no caminho da escola”, conta ela num vídeo  que emocionou as redes e mostra sua alegria ao ser fotografada pela primeira vez.

Vó Dolores
Vó Dolores ficou emocionada com seu retrato (Rafael Freire/Divulgação)

Sua única foto anterior foi feita quando tinha por volta dos 13 anos, “para documento”, mas naqueles tempos ela nem se olhava no espelho, sentia-se esquecida por Deus e por todo mundo. “No meu tempo, era só trabalho, eu vivia sozinha, isolada, tinha vergonha de tudo. Me sentia feia, só servia para fazer serviços, carregar coisas. Eu era como escrava”, disse ainda no vídeo produzido pelo neto Rafael Freire (@rafaelfreiiire), um fotógrafo de mão cheia. Dona Dodô, como é chamada pela família, teve que começar a trabalhar cedo para ajudar na criação dos 12 irmãos e teve uma vida de muita luta, mas nem por isso vive se lamentando.

Diagnosticada com Alzheimer, ela hoje é cuidada pela filha Waneide que quer fazer tudo o que puder antes que a memória da mãe se apague. As fotos desse ensaio e a alegria de se sentir linda, “como uma artista”, certamente ficarão registradas.

Continua após a publicidade

*Para ver mais histórias com esta e acompanhar minha “curadoria de avós e avós”, acesse  nataliadornellas.com.br ou @nataliadornellas, no Instagram. Ah, e se conhecer personagens que mereçam ter suas contadas, me deixe saber, por favor.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.