Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Conversa de Vó Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Natália Dornellas é jornalista, podcaster e ativista da longevidade. Procura por avós e avôs para prosear e histórias de #avosidade para contar. É criadora do podcast Conversa de Vó e cofundadora da plataforma 40+ AsPerennials
Continua após publicidade

Aos 101 anos, Dona Maria trabalha como influencer de vinhos

Vendo a bisneta sair para trabalhar , ela quis voltar à ativa e conquistou a vaga numa vinícola

Por Da Redação
26 mar 2021, 18h00

Era só uma brincadeira, mas com um fundinho de verdade. Acostumada a ver a bisneta saindo para trabalhar no escritório de um frigorífico, em Promissão, SP, onde vive boa parte dos seus descendentes, Dona Maria disse que também queria voltar à ativa – aos 101 anos! – para poder comprar seus vinhos e sua carninha gorda, sem se preocupar com a aposentadoria, que chega com destino certo.

Atenta aos desejos da matriarca, a bisneta Pâmela Cristina providenciou rapidamente um currículo – o primeiro e único da vida dessa avó – e entregou ao RH da empresa onde trabalha, junto com uma mensagem sugerindo que sua bisa fosse entrevistada para uma vaga. A gerente do setor, claro, não se conteve e postou tudo nas redes sociais, gerando uma onda linda de admiração e solidariedade que começou com a chegada de garrafas de vinho à casa de dona Maria.

Dona Maria - Conversa de Vó
Dona Maria e seu currículo (arquivo pessoal/Divulgação)

E como coisa boa vem em cadeia, elas receberam o contato de uma vinícola que estava em busca de uma influenciadora, função que ela topou na hora. “Eu hoje trabalho na mesa de casa, provando os vinhos e as carnes”, me disse dona Maria, numa pequena entrevista que fizemos por vídeo. Tomar vinho é um hábito antigo pra ela, mas com parcimônia. “Sempre gostei, mas só na hora do almoço e da janta, tem as horas certas para tomar”, me disse sabiamente e ainda muito sem acreditar nas novidades.

Continua após a publicidade

A personagem de hoje da coluna criou 5 filhos (hoje são 17 netos, 27 bisnetos e 18 tataranetos) às custas de muito esforço. Ela começou a labuta ainda menina, aos 9 anos, na lavoura do café. Sua função era abanar os grãos, um trabalho pesado que a deixava exausta e toda suja de terra. “Quando ela nasceu, eu abanei 120 sacos de café. A colheita acabou no dia 5 de agosto, e, em 3 de setembro, minha filha, que hoje tem 78 anos, nasceu”, relembrou.

Enquanto conversávamos, uma equipe de dentistas chegou à casa de Dona Maria. Ela ganhou também uma prótese dentária e não vê a hora de mastigar suas carnes como não faz há anos. “A carninha agora vai ser bem mastigada”, disse feliz da vida.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.