Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

CLAUDIA Cult Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Cultura
Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA
Continua após publicidade

Renato Russo: pra matar a saudade

Um livro e uma exposição imperdíveis sobre o cantor

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 set 2017, 20h11 - Publicado em 27 set 2017, 20h09

Renato Russo é uma figura emblemática da música brasileira. Da minha memória musical também. Ainda criança, o conheci (ou sua voz) pelas canções em italiano. Meus pais adoravam o álbum Equilíbrio Distante, que tocava repetidas vezes em casa, no carro… Eu olhava a capinha, desenhada pelo Giuliano Manfredini, filho dele, e imaginava como seria a Itália. Acho que deve ter uma coisa de crianças se entenderem através daqueles traços pouco firmes.

Um pouco mais velha, me lembro do meu pai cantando Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica. Lindas letras, poéticas, que valorizavam enredos complexos. A cada vez que tocavam, aparecia um novo significado. Aos 20 e poucos, fui à Brasília e um amigo querido fez um tour pelos lugares importantes da música que cresceu ali nos anos 1980 e 1990. Passei pela escola onde Renato estudava, pelo lugar onde aconteciam os ensaios do Aborto Elétrico, pelo apartamento que ele morou com os pais. Foi uma viagem.

(Acervo MIS/Reprodução)

 

Não me chamo de fã (conheço amigas cuja devoção e amor pelo ídolo são infinitamente mais bonitos), mas fiquei feliz quando o Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, prometeu uma exposição completa sobre a vida e obra do cantor. A equipe teve acesso ao apartamento onde Renato morou de 1990 a 1996. Ali ainda estavam os móveis posicionados na sala, os sapatos guardados, as roupas dobradas. Uma vida intacta, mantida. Mais de três mil itens foram catalogados. A exposição abriu no dia 6 deste mês e é absolutamente imperdível. Vai até janeiro.

Mais ou menos na mesma época, a Companhia das Letras lançou Renato Russo: o Livro das Listas (59,90). Aparentemente, o cantor adorava fazer listas, era praticamente um vício. Ele listava seus filmes preferidos do momento, as músicas que mais ouvia, os atores preferidos, lugares que sonhava em conhecer. São 200 páginas deliciosas para mergulhar mais fundo na alma de Renato. Separei aqui as minhas favoritas. Tem até playlist para ouvir. E deixo o convite para curtir um pouco mais de Renato Russo.

(Acervo MIS/Reprodução)

 

10 pessoas famosas que você convidaria para jantar

Janis Joplin, Marilyn Monroe, Gram Parsons, Brian Wilson, Isadora Duncan, Arthur Rimbaud, Fernando Pessoa, Jesus Cristo, Leonardo Da Vinci, Oscar Wilde

Continua após a publicidade

 

Canções Favoritas de Todos os Tempos

In My Life – The Beatles, Parade – Magazine, My Way – Sid Vicious, Good Vibrations – The Beach Boys

Continua após a publicidade

 

Meu Favoritos Cult: 30 maiores de todos os tempos

Cinzas no Paraíso, Lua de Papel, Perdidos na Noite, Essa Pequena é uma Parada, Privilégio, Os Seus, Os Meus e Os Nossos, Os Rapazes da Banda, …E o Vento Levou, Romeu e Julieta, Nashville (continua…)

(Acervo MIS/Reprodução)

 

As favoritas da Isabella cantadas por Renato

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.