Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Roberta D'Albuquerque Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Maternidade
Roberta D'Albuquerque é psicanalista e autora do livro Quem manda aqui sou eu - Verdades inconfessáveis sobre a maternidade
Continua após publicidade

Bom dia, grupo!

Para que serve o grupo de mães no WhatsApp?

Por Roberta D'Albuquerque
4 set 2017, 17h47

Foi um apelo. Um convite à luta armada, organizada. Contra um inimigo conhecido, pequeno, porém poderoso, insistente.
Mais do que um apelo, foi uma aposta. A maioria de nós, em algum momento, pensou em fazer o mesmo, mas deixou escapar. Fomos contidas, vaidosas, discretas demais.

Ela disse. Disse com todas as letras:
– Aqui em casa, estamos todos com piolho. Proponho uma ação conjunta. Acho importante dar uma olhada geral na criançada. Precisamos interromper esse ciclo.
O apoio foi imediato e irrestrito. Tratamos de nos organizar para um tratamento coletivo, um mutirão. Discutimos possibilidades, trocamos informações. Decidimos juntas como atacaríamos a questão. Finalmente, todos da sala estão livres do piolho.

Parece uma besteira. Mas não é. Para mim, esse episódio, que se deu no grupo de WhatsApp das mães da escola, foi muito significativo. É nesse tipo de coletivo que eu acredito. É esse tipo de atitude que me inspira. Não o pente fino, claro. Mas a conversa sem filtros sobre um problema que é, sim, de todos, a disponibilidade para ouvir a reação do grupo sem medo, o compartilhamento do que se sabe e do que não se sabe com generosidade e sem imposição de ideais.

Essa microssociedade que montamos no aplicativo me comove. Nas últimas semanas, passamos dos cabelos para a gripe. Nossas crianças foram atacadas por uma virose danada de forte. As mães, mais uma vez coletivamente, avisaram como estavam todos, cuidaram para que a doença não se alastrasse. Além de pensar nos seus, pensaram no grupo.

Continua após a publicidade

Renova minhas esperanças saber que podemos ser mais fortes juntos. Que o discurso funciona na prática. Mesmo que se comece miúdo, miudinho como um piolho, um vírus, o poder do coletivo é gigante e lindo de ver. Se brincar, a gente contamina um tanto de gente. Se brincar ja, já, a gente atravessa esse tempo esquisito e consegue acordar e dizer sem medo de ser otimista demais: “Bom dia, grupo!”.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.