Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Lori Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Diretora de arte de CLAUDIA, criadora do blog 500 Dias pra Casar (@500diaspracasar) e stylist de casamentos
Continua após publicidade

Fiz uma lista para iniciar os preparativos do casamento

Eu não sabia por onde começar, mas já está na hora de passar para as resoluções práticas. Espero que essa to-do list ajude!

Por Lorena Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 ago 2017, 18h19 - Publicado em 11 ago 2017, 15h16

Quando comecei a escrever esta coluna, faltavam mais de 500 dias pro meu casamento. Até agora, falei muito dos sentimentos, das emoções e fiz declarações de amor. Mas está chegando a hora de pensar no casamento NA PRÁTICA.

Eu e o Lu já demos alguns passos importantes: listamos nossos quase 200 convidados, definimos o orçamento e fechamos o espaço que, como contei em outro texto, inclui bufê, decoração e DJ (um pacote salva-vidas do Jardim Leopoldina, em São Paulo).

A antecedência de um ano me traz tranquilidade, mas, ao mesmo tempo, não dá pra ficar parada! Os meses passam rápido demais e tem MUITA coisa pra decidir até o grande dia (que delícia!).

Quem me conhece sabe que eu amo receber e organizar eventos. Seja o aniversário de uma amiga, seja um jantarzinho em casa, sempre tento arrumar a casa de um jeito especial. Na redação, cuido de cada detalhe dos nossos editoriais de gastronomia com a minha best friend e editora do caderno de Casa & Cozinha, Bia Koch. Formamos um time e tanto com nossos colaboradores fotógrafos e produtoras. Traduzir ideias em fotos é meu momento de maior realização no trabalho! E não poderia ser diferente com meu casamento. Vai ser meu maior projeto até então!

Leia mais: Um de dois: as individualidades somadas formam um casal melhor

Continua após a publicidade

Com esse peso todo, é claro que a escolha dos fornecedores será essencial. E, por mais que a gente saiba qual é o estilo da festa que queremos, precisamos achar quem consiga realizá-la de fato.

Sendo sincera, eu não fazia ideia por onde começar! Algumas coisas são óbvias, mas, no meio do caminho, vão surgindo questões que eu nem imaginava… e é fácil se perder no meio de tantos afazeres.

Mas, no domingo passado (6), vi uma luz no fim no túnel: as meninas do Blog Lápis de Noiva, em parceria com a Casa de Dois Assessoria, organizaram um evento maravilhoso chamado Next Wedd, que aconteceu justamente no Jardim Leopoldina. Tive a felicidade de participar das várias palestras esclarecedoras e comoventes durante um dia inteiro. E o que eu mais amei foi que, apesar de as emoções estarem à flor da pele, consegui traçar uma to-do list geral até que objetiva, que vou dividir com vocês a seguir.

Acho que ela vai servir de pontapé inicial para todo o resto e espero que ajude também as noivinhas de CLAUDIA!

Continua após a publicidade

1. Fique noiva de uma pessoa que abale as estruturas do seu mundo

2. Definam uma data especial

3. Façam a lista de convidados

4. Determinem o orçamento total conversando com pais e familiare

Continua após a publicidade

5. Definam o estilo que preferem

Pode ser clássico, moderno, rústico ou uma mistura de todos esses estilos! A dica mais importante: seja você mesma! Não se deixe influenciar demais por modinhas ou tendências e não faça o que seus parentes ou amigos esperam – a festa tem que ter a cara do casal e mais ninguém! Pra ajudar na escolha, ponham seus poderes de Pinterest em ação! Eu escolhi reunir as minhas referências preferidas numa conta de Instagram – siga em @500diaspracasar.           

6. Visitem lugares e fechem o local do casamento

7. Definam quais são as prioridades da festa. Eu, com certeza, dou mais importância para decoração e fotografia. O Lu gosta de fexxxta – bora investir nas bebidas! Você também pode optar por uma experiência gastronômica incrível para os convidados ou arrasar num vestido dos sonhos. O que importa é saber no que vocês vão investir mais pra poder compensar nos outros gastos – esse é o segredo do seu planejamento financeiro!

Continua após a publicidade

8. Peça orçamentos e analise os contratos com cuidado

Cada item da festa vai precisar da sua atenção. É comum chegar a ter 25 fornecedores diferentes para uma única festa. Uma assessora é muito bem-vinda nessa hora!

9. Feche os fornecedores exclusivos primeiro, depois os mais caros

Alguns fornecedores só fazem uma festa por dia: geralmente é o caso do fotógrafo ou DJ. Se essa for uma das suas prioridades, feche com eles primeiro. Depois, prefira fechar os valores maiores – decoração e bufê, por exemplo.  Assim, vocês terão mais tempo pra parcelar o pagamento.

Continua após a publicidade

10. Curta muito todo esse processo e nunca, mas nunca, esqueça o por quê de tudo isso!

Estamos celebrando o AMOR – da família, dos amigos e entre os noivos. Não briguem durante os preparativos. Saiba ouvir as pessoas ao seu redor. Afinal, você não vai se casar sozinha e elas também têm ideias bacanas pro seu grande dia.

A cerimonialista Márcia Henz, da Rito Cerimônias Especiais, propõe, para quando o nervosismo apertar, lembrar: “Qual era o sentimento quando você e seu noivo decidiram se casar?”. Fiz esse exercício durante o evento e garanto que seu coração vai, imediatamente, derreter e tudo vai fazer sentido! Se a ansiedade, mesmo assim, não passar, assista ao vídeo abaixo. É infalível.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Hk-zkvefTUU%5D

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.