Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Lori Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Diretora de arte de CLAUDIA, criadora do blog 500 Dias pra Casar (@500diaspracasar) e stylist de casamentos
Continua após publicidade

5 maneiras de botar em prática as tendências de casamentos em 2020

Saiba como você pode entrar na onda de tudo que vai bombar este ano nos maiores eventos, sem perder a noção ou decretar falência

Por Lorena Baroni Bósio Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jan 2020, 02h16 - Publicado em 13 jan 2020, 02h14

2020 chegou trazendo uma nova década repleta de possibilidades e este post vai te ajudar a ficar por dentro das últimas novidades em grandes eventos. 2019 foi um ano de muita experimentação e casamentos marcantes. Acompanhei noivinhas anônimas e famosas saindo da caixinha e, a cada toque inusitado e escolha ousada, meu coração comemorou com um “yesss!” de empolgação. Estou ansiosa pra ver criações ainda mais audazes e criativas este ano! As apostas abaixo são baseadas em muita pesquisa (obrigada, Pinterest!) e no que deu certo ano passado e promete continuar bombando pelos próximos meses. Ah, garanto dicas PRÁTICAS pra você colocar cada uma dessas ideias em ação, sem perder a noção ou ir à falência. Vale lembrar que as tendências refletem os nossos comportamentos no tempo em que vivemos e são ótimas diretrizes de estilo, mas jamais devem sobressair ao gosto dos noivos 😉 Façam aquilo que dá frio na barriga, que faz o coração bater mais rápido, independente do que está na moda no momento! 

Sustentabilidade, um estado de espírito  

Já falei sobre esse tema aqui e sabemos que não é nenhuma novidade – talvez você esteja até com preguiça desse papo, eu te entendo! Mas, fazer escolhas conscientes é absolutamente necessário e vai muito além do canudinho de alumínio. Fiquei animada acompanhando o casamento da influencer @Carol em setembro do ano passado que, segundo os noivos, foi totalmente sustentável. Ainda duvido que seja possível realizar um evento 100% zero waste, mas algumas medidas certamente podem ser tomadas pra reduzir o impacto ambiental.  

Se você de fato se preocupa com a sua pegada de carbono, opte por alternativas mais ecológicas. Trocar o confete da saída dos noivos por folhas, pétalas ou sementes é um ótimo começo.  

Continua após a publicidade

Você também pode fazer da tecnologia sua aliada. A iluminação pode ser um ótimo recurso pra decorar sem plástico, isopor e outros poluentes. Projeções também podem reduzir consideravelmente a quantidade de flores utilizadas. Tipos plantados ou folhagens secas também são alternativas perfeitas nesse ponto de vista, porque podem ser reaproveitadas. Mas, se você não abre mão de ter milhares de arranjos enfeitando o espaço (tudo bem, eu também amo!), você pode entrar em contato com institutos que recolhem doações de flores que seriam descartadas. O Instituto Flor Gentil, por exemplo, faz arranjos que são distribuídos pra idosos e instituições assistenciais com o que iria pro lixo!  

Falando em doações, reverter parte da sua lista de casamento em prol de alguma organização beneficente é outra ideia que está em alta. Que tal dar um toque contemporâneo à tradição de cortar a gravata durante a festa? As arrecadações podem ser direcionadas às causas que realmente te movem!   

No mais, dê preferência aos fornecedores próximos de onde você vai casar pra evitar grandes deslocamentos e importações. Fique atenta à sazonalidade e usufrua dos ingredientes que estão disponíveis na época do seu casamento. Sua consciência agradece essas pequenas ações e sua festa não vai perder em nada por isso!  

Misticismo, porque mal não faz 

Continua após a publicidade

A geração Millenial está comprovadamente mais aberta a conhecer novas formas de espiritualidade. O aumento do interesse por cristais, tarot, astrologia e outras práticas traz um novo senso propósito e significado. Essa é uma tendência comportamental que vai invadir o mercado dos casamentos nos próximos tempos.

Se você ainda não estiver pronta pra abraçar a bruxaria toda, mas não dispensa boas energias, tente incluir alguns toques místicos à decoração. Velas coloridas ficam elegantérrimas e super atuais em castiçais refinados. Outra boa pedida é incluir ervinhas nos arranjos! Fiz questão de colocar ramos de alecrim no meu buquê e, também, no altar. Manjericão e pimentas também trazem bons fluidos. O quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor e pode ser usada com delicadeza e bom gosto nas mesas e até como porta-alianças. Você já viu os bolos que imitam pedras preciosas? Outro jeito chique de incluir essa tendência no casamento sem chocar sua tia-avó careta.  

Experiências, longe do celular

Continua após a publicidade

Os noivos (e a maioria de nós!) estão cada vez mais interessados em se desconectarem das redes e se aproximarem da natureza e daquilo que é essencial. A procura se intensifica pelas coisas que o mundo digital ainda não pode oferecer – o toque, o cheiro, o gosto.

(Pinterest/Reprodução)

Além de preparar cenários memoráveis, com grandes estruturas ou instalações que não passam despercebidas aos olhos, o casal pode preparar experiências que aguçam todos os sentidos em suas festas. Cardápios extravagantes, com combinações inusitadas e apresentações interativas, estações de massagem e até aromas personalizadas são toques certeiros pra quem quer promover um dia memorável. Que tal oferecer uma fragrância personalizada como mimo? Toda vez que sentirem aquele cheiro, os convidados vão se lembrar do seu Grande Dia!  

Natural, mas nem tanto 

Continua após a publicidade

Todo mundo ouviu falar do greenery nos últimos anos e essa é uma tendência que veio pra ficar. Mas, pra dar uma atualizada, que tal usar as folhagens com um toque extra de cor e textura?

(Pinterest/Reprodução)

Os arranjos pintados com tinta spray trazem um surrealismo às produções, com tons não encontrados na natureza, como neons e metalizados. Os formatos aéreos, que parecem verdadeiras nuvens, são meus preferidos no momento.  

Maximalismo, dos pés à cabeça 

Continua após a publicidade

Sim, é isso mesmo. Depois do vestido clean de Meghan Markle, o excesso voltou com tudo. O look da noiva nunca mais vai ser o mesmo! Nos vestidos, espere ver mangas bufantes, golas altas e volumes expressivos. No cabelo, acessórios marcantes.

(Pinterest/Reprodução)

Se faz o seu estilo, não tenha medo de ousar com cores e até estampas. Se for discreta, mas ainda quiser marcar presença, o véu é uma ótima oportunidade pra fazer um fashion statement, como fez Hailey Bieber, em dezembro. Uma frase ou grafismo especial vai fazer toda a diferença.   

Qual é a sua tendência favorita? Me conta lá no Instagram do 500diaspracasar! E não esquece de acompanhar as pastinhas do Pinterest, que também estão sempre cheias de ideias novas <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.