Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

CLAUDIA Cult Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Cultura
Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA
Continua após publicidade

Receitas afetivas para fazer com os filhos

O livro Minha Mãe Fazia, da jornalista Ana Holanda, reúne as receitas que trazem lembranças de momentos em família. E são ideais para replicar em casa

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 7 jul 2017, 13h02 - Publicado em 7 jul 2017, 13h01

Até hoje, se eu parar para pensar, consigo me lembrar do cheiro que vinha da cozinha da minha avó na hora do almoço. O combo arroz e feijão dela era imbatível, saboroso ao extremo e a combinação perfeita para o bife com alho que ela fritava na hora. Minha avó é uma exímia cozinheira, mas hoje ela tem preguiça de chegar perto do fogão. E também falta público. Antes, íamos todos almoçar lá. Eu, meu avô, minhas duas primas, a tia, o tio… Enfim, cozinha cheia.

Essa minha tia que almoçava comigo às vezes era mestre em fazer suflê de cenoura, desses que crescem, mas ficam macios, não perder a umidade. Era um evento quando ela dizia que ia ter suflê de cenoura. E eu gostava tanto que, anos depois, quando fui morar fora do país com meus pais, fiz minha mãe aprender a fazer igualzinho. Matava um pouco a saudade de casa.

(Laura Nogueira/Reprodução)

Cozinha é memória, comida é afeto. Pelo menos é nisso que eu acredito. E levo a lição até hoje. Depois daquele dia péssimo, nada como uma sopinha de lentilha com pedaços de linguiça (receita da minha mãe) ou um bolo de carne recheado (receita do meu pai). Isso sem falar no clássico brigadeiro, que, quando comido direto da panela, cura qualquer deprê.

A Ana Holanda é uma jornalista que divide comigo essa paixão pela comida e a crença em seu poder de alimentar a alma. Ela escreveu Minha Mãe Fazia, livro publicado pelo selo Bicicleta Amarela, da Rocco (R,50), com ilustrações da Laura Nogueira (olha que lindinha essa aí em cima). Ana reúne as receitas favoritas do caderno de sua mãe e do seu (criado com diversas influências). São 68 comidinhas que passam longe do rótulo de gourmet e evocam as melhores lembranças da vida familiar.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Divulgação)

Divido aqui uma das que mais gostei. E que me lembra minha infância, a sopa de feijão. Esse caldinho aquece no pior dos invernos. Era servido na minha escola no jantar e eu chamava de sopa de chocolate (esses apelidos que sabe-se lá de onde as crianças tiram).

4 xícaras de feijão carioca cozinho

4 xícaras de chá de água

1 cebola

sal, pimenta-do-reino e outros temperinhos (cebolinha, coentro ou salsinha)

cominho

Bata o feijão com a água no liquidificador. Refogue a cebola bem picadinha no azeite e coloque o feijão batido ali. Se você quiser com mais caldo, basta acrescentar mais água. Tempere com sal, pimenta moída na hora, cebolinha picada, um pouco de coentro e uma colher de café de cominho. Deixe ferver por mais uns dez minutos. Se quiser acrescentar macarrão, cozinhe à parte e acrescente depois. Caso contrário, a sopa ficará grossa demais. Sirva quente, coma família reunida para ajudar a aquecer também o coração.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.