Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

CLAUDIA Cult Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Cultura
Coluna sobre arte e cultura assinada pela redação de CLAUDIA
Continua após publicidade

O livro favorito do brasileiro

Estão dizendo Dom Casmurro é o livro que representa o brasileiro. Você concorda?

Por Isabella D'Ercole Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 abr 2017, 15h22 - Publicado em 5 abr 2017, 15h21

Não importa o tamanho da onda literária, pode ser 50 Tons de Cinza ou Harry Potter, o livro mais vendido do mundo continua sendo a Bíblia. Uma pesquisa de 2012 da Business Insider dizia que, nos últimos 50 anos, a Bíblia tinha vendido 3,9 bilhões de cópias. Isso é mais da metade do que o números de pessoas hoje no mundo.

Começo a coluna dessa semana com esse dado só para dizer que hoje vamos falar de livro, coisa que não falávamos há tempos. A questão é que, apesar da primeira colocação disparada da Bíblia, outros fenômenos surgem a cada ano e causam comoção até nas redes sociais. A mais recente é da italiana Elena Ferrante (que eu recomendo muitíssimo).

(Divulgação/Divulgação)

O que me deixa feliz, acima de qualquer autor ou livro do momento, é que livros estão sendo lidos. E o aumento das vendas comprova isso (no ano passado, inclusive, as vendas de livros de papel cresceram depois de quatro anos de queda). Às vezes eu acho (outras tenho certeza) que a leitura é subestimada.

Continua após a publicidade

Ler ficção nos garante uma válvula de escape dessa realidade cada vez mais exigente. Já os livros de não-ficção trazem crescimento e evolução, um tipo de terapia. Esse efeito é tão comprovado que um instituto português lançou um tratamento psicológico à base de leitura. A matéria do Nexo conta que a clínica oferece outros cuidados, como medicina chinesa e massagens terapêuticas. Um especialista conversa com o paciente, identifica suas necessidades e entende seu gosto literário antes de sugerir uma série de leituras para tratamento de sua condição. Os títulos variam, mas entre os mais recomendados estão O cavaleiro preso na armadura, de Robert Fisher, e O velho e o Mar, de Ernest Hemingway (outro autor que eu recomendo muito!).

Se a promessa de uma vida mais equilibrada não a convenceu a ler mais, sugiro essa lista que montamos no começo do ano, uma sugestão facilitada com títulos bons e variados.

Continuando a conversa sobre livros, queria trazer uma última discussão: se a Bíblia é o livro mais lido no mundo, qual é o favorito do brasileiro? O que nós mais gostamos de ler? O que nos representa? Segundo esse mapa elaborado por um usuário do Reddit, Backforward24, seria Dom Casmurro. O livro de Machado de Assis é leitura obrigatória nas escolas e levantou um mistério até hoje não respondido: teria Capitu traído seu marido, o protagonista Bentinho?

Continua após a publicidade
(Backfoward24/Reddit/Reprodução)

Nunca saberemos e a discussão deve perdurar uns anos. Mas o que eu quero lançar aqui é outra polêmica. Dom Casmurro é mesmo nosso livro preferido? Lá na página em que o mapa foi publicado, as discussões esquentaram. Muitas pessoas ficaram insatisfeitas com os livros escolhidos para seu país (o critério foi totalmente subjetivo, da cabeça do criador, então não pode ser levado tão a sério, ok?).

Fiquei pensando em outros livros que são muito representativos, tipo Vidas Secas, do Graciliano Ramos. Ou qualquer um do Jorge Amado. Ainda tem toda a poesia de João Cabral de Melo Neto. Ou, quem sabe, Romanceiro da Inconfidência, da Cecília Meireles, e os dramas psicológicos angustiantes de Clarice Lispector. A lista é longa. E para você, qual o melhor livro nacional?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.