Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Fernanda Morelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Beleza & Bem-Estar
Coluna da editora de beleza e bem-estar, Fernanda Morelli
Continua após publicidade

5 mitos e verdades sobre a acne

Confira alguns mitos e verdades sobre uma das maiores vilãs da pele

Por Fernanda Morelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 jan 2018, 11h30

1. É um problema que atinge principalmente adolescentes 

Mito. De fato muitas pessoas sofrem com o problema nessa fase, muito por causa da oscilação hormonal que ocorre na puberdade. Mas cada vez mais mulheres adultas (mais do que homens) sofrem com o problema. Estudos mostram que o problema atinge, atualmente, 54% delas. Bem significativo, né? O pior é que ainda faltam muitas respostas sobre causas e melhores tratamentos. Entre elas, os principais vilões são: stress, uso equivocado de cosméticos no rosto e oscilações ou distúrbios hormonais, como a Síndrome do Ovário Policístico.

2. Chocolate causa acne

Mito. Já está comprovado que o que causa o surgimento das marquinhas vermelhas no rosto é o excesso de Açúcar (presente em muitos doces achocolatados, principalmente na versão ao leite) e refeições com alto índice glicêmico (alto em açúcares e carboidratos refinados, como pães, massas e bolos. Não quer abrir mão desse doce maravilhoso? O melhor é investir na versão 70% (ou mais) Cacau. Afinal, o vilão não é ele!

3. Todos os tratamentos para acne são iguais

Mito. Os cuidados com as espinhas dependem totalmente da causa. Por isso muitas pessoas tomam todos os cuidados básicos e usam secativos sem sucesso. Isso porque se a causa for interna, hormonal por exemplo, de nada adianta tratar só por fora. Por isso se o problema persistir é preciso procurar um médico para entender a causa do problema e só então iniciar o melhor tratamento.

4. Quem tem cabelo oleoso tem mais propensão a acne

Verdade. O couro cabeludo também é parte da nossa pele. Por isso, quem tem fios mais oleosos também tendem a ter a pele do rosto assim. Tratamentos via oral ou hormonais para acne acabam, inclusive, ressecando os fios ou diminuindo bem sua hidratação natural.

5. Protetor solar aumenta as chances de desenvolver acne

Mito. Antigamente sim, já que as fórmulas dos produtos eram mais pesadas e comedogênicas, causando a obstrução dos poros. Mas hoje em dia existem texturas ultraleves, específicas para peles oleosas ou acneicas e inclusive com ativos seborreguladores na fórmula, que não só não causam acne como ajudam a evitá-la. Ou seja, o problema não é desculpa para não se proteger do sol, ok? Basta escolher o produto adequado para você!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.