Ter um mentor na carreira é bom; já um sponsor, um privilégio

Sempre me dizem que para eu avançar na carreira eu preciso ter um mentor ou “sponsor”. Mas qual é a diferença entre esses dois personagens?

Sempre me dizem que para eu avançar na carreira eu preciso ter um mentor ou “sponsor”. Qual é a diferença entre esses dois personagens? Precisamos mesmo deles?

Primeiro, a diferença entre os dois papéis, ambos muito importantes: um mentor é aquele profissional mais experiente que você admira, em quem confia para pedir conselhos, sugestões e pitacos necessários. Você pode eleger um, ou cultivar vários e recorrer a eles sempre que precisar de orientação.

O sponsor é um mentor com um comprometimento bem maior. A palavra em inglês significa “financiador” mas, quando a usamos para classificar alguém que dá suporte à carreira de outro, o termo ganha uma tradução mais ampla: o sponsor é aquela pessoa com uma posição profissional acima da sua (dentro da sua empresa ou área de atuação) que acredita no seu potencial e investe seu tempo, energia e a sua própria credibilidade para ajudar no seu desenvolvimento.

Ter um mentor é muito bom, ter um sponsor, um enorme privilégio, uma ponte que pode levar você do ponto em que está hoje para o lugar que você deseja chegar.

Leia mais: Aprenda a dizer “não” no trabalho para não sabotar sua carreira

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s