Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Como os millenials podem conviver bem com os colegas de trabalho

É comum que millenials sejam identificados, com ou sem razão, como imaturos, em desacordo com o que o mundo do trabalho adulto estabeleceu como correto

Por Cynthia de Almeida - 3 abr 2018, 14h40
Eu sou muito boa no que faço e sei que meu trabalho é importante e reconhecido aqui na agência. Mas recebi uma avaliação negativa da chefia, que me cobra mais “maturidade”. Tenho 22 anos, não sei bem o que os mais velhos consideram “maduro”. Alguma dica?
É muito comum que millenials como você sejam identificados, com ou sem razão, como imaturos, em desacordo com o que o mundo do trabalho adulto estabeleceu como correto e apropriado. Geralmente essa “incompatibilidade corporativa” tem mais a ver com atitude do que com desempenho. Se você gosta do que faz e quer manter uma boa convivência com chefes e colegas mais velhos, existem algumas regras simples que pode seguir sem grande sacrifício:
1) Seja pontual – muitos millenials não estão atentos a horários. Podem virar a noite trabalhando e achar normal chegar tarde para uma reunião importante. Não é. Ser pontual é uma forma de respeitar o tempo alheio, não apenas o seu.
2) Vista-se de acordo – com o quê? Com o seu ambiente, com os colegas, nem precisa explicar mais, certo?
3) Reclame menos – as pessoas não são obrigadas a ouvir suas queixas, mesmo que você ache que tem toda a razão. Se for algo importante a ser resolvido, vá direto à pessoa certa que pode fazer algo a respeito. Do contrário, as reclamações serão consideradas mau humor, infantilidade ou mimimi.
4) Respeite seus colegas – evite fofocas, comentários indelicados e som alto. As pessoas gostam e merecem ser tratadas com gentileza e ter seus espaços e limites pessoais preservados.
5) Pratique o auto-conhecimento – olhe mais para o seu comportamento do que para o comportamento do outro. Reconheça seus méritos mas também seus erros. Reflita sobre o que pode melhorar, pergunte e ouça a resposta. Aprenda a lidar com as críticas e use-as a seu favor.
Publicidade