Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Aprender a aprender é imprescindível

Já não existe mais aquele percurso linear onde a gente terminava a faculdade, ia para pós-graduação, mestrado, doutorado e ufa...acabou!

Por Cynthia de Almeida - 25 dez 2017, 10h00

“Acabei de me formar e já estou pensando no próximo passo, um mestrado. Vale mesmo continuar estudando ou deveria partir para a vida prática?”

 

As duas metas não são excludentes. Há mais de uma forma de continuar aprendendo e alguns estágios ou mesmo projetos de empreendimento valem tanto ou mais que um curso formal.

O que é preciso ficar claro, desde já, é que você nunca poderá deixar de estudar. Já não existe mais aquele percurso linear em que a gente terminava a faculdade, ia para pós-graduação, mestrado, doutorado e ufa…acabou!

Continua após a publicidade

Não acaba mais e acumular conhecimento deixou de ter hora ou fase de vida determinada.

Os profissionais mais desejáveis no mercado são, naturalmente, os que têm uma boa bagagem formal. Mas no futuro, aprender a aprender de forma autodidata e contínua é imprescindível.

O que de mais precioso você tem que saber para sua vida e carreira é onde, como e com quem se informar sobre o que interessa na área escolhida e ir buscar, todos os dias, saber um pouco mais sobre ela. Parece extenuante? Só se você fizer isso de forma chata.

Aprender é um prazer quando você não deixa a curiosidade e o encantamento morrerem. Parabéns pela formatura e boas férias!

Publicidade