Apenas ideias inéditas têm espaço no mundo do empreendedorismo?

O ineditismo não é chave para o sucesso

Tenho um espírito empreendedor e quero criar meu próprio negócio. Já elaborei alguns projetos e sempre me dizem que alguém já está fazendo isso. Eu preciso pensar em algo que ainda ninguém pensou?

Não necessariamente. A gente tende a pensar que os pioneiros em alguma área são sempre os mais bem sucedidos porque conhecemos apenas os que fizeram sucesso.

Como os que falharam são esquecidos, supomos que são raros. A sacada é do cientista social Adam Grant que escreveu um livro exatamente sobre essa questão, Originais (Editora Sextante).

Leia mais: “Devo largar meu emprego de 10 anos e abrir um negócio? Quero ser dona do meu nariz”

De acordo com seus estudos, para ser original não é preciso ser o primeiro. Basta ser diferente e melhor. O autor acredita que o tipo de pessoa que escolhe entrar mais tarde no mercado com um produto ou serviço que já existe pode ser mais preparado para vencer. Empreendedores que aprimoram uma boa ideia alheia e adiam sua entrada no mercado, reduzem os riscos. Mais importante, portanto, do que pensar o novo, é pensar melhor e no momento certo. Boa sorte!

Leia mais: 7 empresas de sucesso que surgiram de necessidades pessoais

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s