Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês
Cynthia de Almeida Por Mulher S.A. Coluna da jornalista e estudiosa do comportamento feminino Cynthia de Almeida

Antes de entrevista, informe-se sobre duração e interlocutor

Também é importante saber se deve levar computador com apresentação de projeto ou de histórico

Por Cynthia de Almeida - 23 jan 2018, 00h01

Acabo de receber um e-mail com convite para uma entrevista de emprego em uma empresa para qual enviei meu currículo. Estou muito feliz e nervosa. E não sei como responder a eles. Digo apenas que estou à disposição para qualquer data/horário que desejarem? Agradeço e aguardo?

Parabéns pelo convite! A ansiedade é natural, mas não deve comprometer sua imagem e, principalmente, o seu preparo para esse momento tão importante da seleção.

É claro que você deve responder ao e-mail-convite o mais rápido possível, mas é muito interessante demonstrar não apenas seu interesse mas sua articulação e capacidade de lidar com a situação.

Em sua resposta você deve, naturalmente, colocar-se à disposição para o encontro, mas pode e deve fazer algumas perguntinhas básicas sobre o processo: quanto tempo deve reservar para a entrevista? Com quem vai falar?

Continua após a publicidade

Saber quanto tempo dura a conversa e quem será seu interlocutor permite que você ensaie o timing das respostas. Se souber quem vai falar com você,  dê aquele Google rápido sobre a pessoa para avaliar melhor o estilo e os interesses do entrevistador ou entrevistadores.

E, importante, é bom saber “o que levar”: será apenas uma conversa “analógica” ou convém ter à mão o computador com uma breve apresentação sobre seu histórico ou projeto interessante que tenha realizado?

Essas questões devem ser feitas de forma educada e gentil, sem esquecer do agradecimento pelo convite e de deixar claro seu grande interesse pela perspectiva de trabalhar com eles. Muito boa sorte!

Publicidade