Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

Autônoma: Veja como organizar as contas e guardar dinheiro

A melhor ferramenta é calcular a média de ganhos e considerar esse valor como seu "salário"

Por CAROL SANDLER
11 jul 2018, 16h21

Uma das maiores dificuldades enfrentadas por profissionais autônomas é guardar dinheiro. Como organizar as contas, se você nunca sabe quanto vai ganhar? Neste cenário, poupar parece uma missão impossível.

Mas não precisa ser assim.

A melhor ferramenta para a autônoma é calcular a sua média de ganhos. Basta pegar o valor total da sua renda dos últimos seis meses, somar e dividir por seis. O resultado – a sua média – vai passar a ser o seu “salário”.

A partir de agora, todo mês, você irá considerar como salário esse valor. Se você ganhar mais do que a média, guarde o excesso na caderneta de poupança. Assim, nos meses de vacas magras, você tem de onde tirar dinheiro para pagar as contas.

Continua após a publicidade

Desta forma, você pode começar a organizar as suas despesas como qualquer profissional com carteira assinada. Para te ajudar, recomendo usar o método 50/30/20:

  • 50% do seu salário deve ir para o pagamento dos essenciais: moradia, alimentação, saúde, etc
  • 30% vai para os supérfluos: compras, presentes, lazer, etc
  • 20% para você poupar

Quem é autônoma sabe da instabilidade do trabalho: alguns meses são fantásticos, outros são bem piores. Nessa montanha-russa, parar de trabalhar por algumas semanas para tirar umas férias pode acabar ficando sempre para depois. Afinal, como conseguir pagar as contas?

Se você aplicar este método, vai ver como guardar dinheiro vai se tornar algo mais simples. O ideal é que você tenha o valor equivalente a 6 meses de “salário” guardados na poupança, para lidar com os imprevistos inevitáveis da vida – e até te ajudar a bancar as tão sonhadas férias. Assim que você conseguir juntar esse valor, você pode começar a investir para o longo prazo – desse jeito, você garante que consegue construir uma aposentadoria tranquila.

Continua após a publicidade

Para ajudar você a organizar tudo, recomendo que abra uma conta bancária separada: uma para as suas atividades de autônoma, outra para os seus gastos pessoais. Como se você fosse uma empresa – mesmo que não tenha um CNPJ. Desse jeito, separar o seu “salário” fica muito mais simples.

Por fim, uma dica valiosa: não deixe de rever o valor do seu salário de tempos em tempos. Se você perceber que tem sobrado dinheiro sempre, poderá se dar um aumento!

Para ler mais sobre como organizar suas contas, acesse o Finanças Femininas.

Para outras colunas de Carol Sandler, clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.