Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

Amor próprio: ingrediente para uma vida financeira saudável

"Comece a olhar para dentro e para si mesma com mais compaixão. O seu corpo, a sua vida e o seu bolso agradecem"

Por Carolina Sandler Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 fev 2019, 19h42 - Publicado em 1 fev 2019, 18h08

Uma das leituras que mais me marcaram neste início de ano foi o livro ‘Faça as pazes com o corpo’, da jornalista Daiana Garbin. E antes que você me ache uma doida por citar um livro sobre a nossa relação com o corpo e a comida em meio à minha coluna sobre finanças, espere um minuto.

Logo na introdução, Daiana conta como se endividou para conseguir bancar todos os tratamentos estéticos e cirurgias plásticas que desejava fazer. E então caiu a ficha: o nosso problema nunca é o dinheiro. As nossas questões financeiras são, na realidade, uma consequência das nossas dificuldades pessoais.

Às vezes, o problema é um relacionamento abusivo. Às vezes, uma frustração profissional. Questões familiares. Mas, ao longo dos meus anos lendo os depoimentos das leitoras do Finanças Femininas, comecei a identificar a falta de amor próprio e de autoestima como a raiz dos nossos dilemas.

Vivemos em uma sociedade onde todos buscam nada menos do que a perfeição. Queremos ter o corpo perfeito, o corte de cabelo perfeito, o look perfeito. E nós mulheres mergulhamos de cabeça nesta caça. Roupas e mais roupas, produtos de beleza mil, tratamentos e afins: não existe limite.

Só que a nossa conta bancária tem sim um limite. Mas a gente sempre diz: “depois eu dou um jeito”. Compra a roupa nova, parcela no cartão e parte para a próxima. Até porque eu nunca vi uma compra trazer realmente felicidade. Você pode até amar aquele seu vestido novo e achar que ficou linda nele. No entanto, ele deixa de ser novidade logo, e você começa a ficar de olho nas novas tendências.

Continua após a publicidade

Leia também: 5 resoluções para transformar sua vida financeira

Essa busca incessante pode causar todo tipo de problemas financeiros. Descontrole, desorganização e falta de planejamento são os principais motivos para as dívidas dos brasileiros.

Mas não é só. Já recebi depoimentos tocantes de mulheres que têm sim condições financeiras, mas seguem presas a um relacionamento tóxico por falta de autoestima. Conhece o “tenho medo de nunca mais encontrar alguém”? Pois então.

A busca por ter uma relação mais saudável com o seu corpo, de amor e de respeito, é a bandeira levantada por Daiana no seu livro. Ao terminá-lo, ficou claro que esta é uma luta de todas nós. Se você consegue se aceitar e se amar do jeito que você é, você consegue navegar o universo do consumo sem se tornar uma vítima da moda. Você consegue definir os seus limites e não se deixa mais ficar em situações ou relacionamentos que não te fazem bem. Você se torna dona de si.

Continua após a publicidade

Então fica aqui o meu convite: comece a olhar para dentro e para si mesma com mais compaixão. O seu corpo, a sua vida e o seu bolso agradecem.

Leia também: 5 resoluções para transformar a sua vida financeira

Como ser boa com dinheiro?

Siga CLAUDIA no Instagram

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.