Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

5 truques para guardar dinheiro todo mês

Quem tem um valor poupado não fica mais vulnerável para os imprevistos

Por Carolina Sandler Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 abr 2018, 16h50

A sensação de que nunca sobra nada no final do mês é generalizada. Já é uma conquista e tanto quando você consegue fechar o mês sem precisar entrar no cheque especial. Conseguir poupar um pouco mensalmente parece uma missão impossível.

No entanto, eu não conheço uma única pessoa que tenha dinheiro sobrando por aí. Quem guarda dinheiro o faz sempre com um objetivo em vista: fazer um curso, uma viagem, ter um fundo de emergências para imprevistos. Quem trata dinheiro como sobra acaba por gastá-lo de qualquer forma.

Quem tem dinheiro poupado não fica mais vulnerável para os imprevistos. O encanamento pode estourar, mas você tem dinheiro guardado para pagar. Você pode se dar a mais luxos sem peso na consciência, e com planejamento consegue realizar suas metas. Parece um sonho, não?
Para ajudar você, separei algumas dicas para que você consiga poupar um pouco todos os meses:

Confira:

1. Tenha claro o objetivo

Poupar sem um objetivo definido é impossível –é como querer viver a base de suco detox para o resto da vida. Por isso, defina quais são seus objetivos e deixe eles sempre visíveis. Se for uma viagem para Paris, por exemplo, você pode colocar uma foto da torre Eiffel como fundo de tela do celular e do computador. Se for um curso, deixe um post it de lembrete grudado no cartão de crédito. Parece simples, mas esses truques de visualização ajudam você a ter seus objetivos sempre próximos e a manter a motivação lá em cima.

2. Comece devagar

O ideal é que você poupe 20% do seu salário todo mês, para conseguir construir um bom patrimônio. No entanto, para muita gente a ideia de guardar 20% parece mais distante do que a China. Mas isso não quer dizer que você deve então desistir da ideia –apenas que você deve começar aos poucos. Guarde primeiro 5% por alguns meses, depois suba para 10%… Aos poucos, você vai criar o hábito de poupar e vai conseguir chegar a 20% todo mês.

Continua após a publicidade

3. Pague-se primeiro

Esperar o mês terminar para guardar o que sobrou não funciona –nós nunca tratamos bem as sobras, não é? Por isso, o truque é poupar uma parte do salário assim que ele cai na conta. Desse jeito, você se obriga a gastar sempre menos do que ganha. Por isso, separe a sua meta de poupança para aquele mês e já tire ela da conta corrente assim que o salário entrar. Você pode deixar uma aplicação automática programada, para não correr o risco de esquecer.

4. Monte um fundo de emergências primeiro

O que fazer com este dinheiro que você guarda? Antes de tudo, você precisa ter um dinheiro guardado para imprevistos –aquele dinheiro para pagar o encanador ou uma cirurgia inesperada, por exemplo. Assim, você não precisa tirar dinheiro de um plano de previdência para pagar pelo conserto da geladeira, por exemplo. Se você for CLT, o fundo precisa ter o equivalente a três meses do seu salário. Se for empresária ou autônoma, o ideal é que ele tenha pelo menos o equivalente a seis meses dos seus ganhos. O dinheiro deste fundo pode ficar aplicado na poupança –a caderneta não
tem cobrança de Imposto de Renda e você pode resgatar o dinheiro quando quiser.

5. Depois, foque nos seus objetivos de longo prazo

Assim que você conseguir montar seu fundo de emergências, pode focar seus esforços nos seus objetivos mais bacanas –um fundo de viagem, outro para a reforma… Faça investimentos de acordo com o prazo dos seus objetivos –mas não se esqueça de destinar metade do que você poupa todo mês para garantir uma aposentadoria tranquila, ok?

Se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou mande por email para carolina@financasfemininas.com.br. Ela pode servir de inspiração ou virar tema para uma próxima coluna!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.