Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Carol Sandler Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por FINANÇAS FEMININAS
Carol Sandler é jornalista, fundadora do Finanças Femininas e autora do "Detox das Compras"
Continua após publicidade

5 comportamentos tóxicos para a sua vida financeira

Um deles é fazer de conta que não há nada errado com sua relação com o dinheiro

Por Carolina Sandler Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 mar 2019, 10h00 - Publicado em 13 mar 2019, 10h00

Na semana passada, vi um estudo que me deixou chocada: a maioria das mulheres prefere falar sobre a própria morte do que sobre dinheiro. Falar sobre dinheiro é algo tão pouco natural que muitas de nós fazem de tudo para evitar estas conversas “desagradáveis”. É tabu mesmo –mas quando entendemos a origem dele, fica mais fácil de problematizar a questão.

Dinheiro é poder –e isso é tão verdade que a sociedade fez de tudo durante séculos para manter as mulheres o mais longe possível dele. Por séculos, as mulheres tiveram poucas opções de trabalho: empregada doméstica, professora, secretária. A mulher casada tinha sérias restrições de trabalho. Carreira, então, era algo impensável para uma mulher.

No final dos anos 1960, as mulheres brasileiras passaram a ter o direito de ter seu CPF e sua própria conta bancária –justamente no momento em que começaram a crescer no mercado de trabalho. A responsabilidade de ganhar e cuidar do nosso próprio dinheiro é algo recente em termos históricos. Já os homens, bem… eles vêm fazendo isso há milênios!

Confiança e conhecimento: essas são as duas únicas barreiras para as mulheres cuidarem bem do seu dinheiro. Conheci muitas mulheres que me disseram que não eram boas com dinheiro por não serem boas em matemática –ou que controlar seu dinheiro não é da sua “personalidade”. Nada mais longe da verdade!

Para você ser boa com dinheiro, você precisa olhar para os seus comportamentos. As contas você deixa para a calculadora fazer. Veja aqui com o que você deve se preocupar:

1) Ser impulsiva

Você é daquelas que não consegue ver uma promoção sem fazer uma comprinha? Precisa tomar cuidado para que essa impulsividade toda não acabe com a sua conta.

Continua após a publicidade

 2) Dar justificativas mil

“Eu mereço”, “É pra isso que eu trabalho”, “Vale a pena” ou “Depois eu dou um jeito” são grandes armadilhas que nós mesmas criamos. Se você tem usado muito essas justificativas, já sabe: precisa tomar cuidado.

3) Viver em negação

Mal chega a fatura do cartão e você já a esconde no meio daquela pilha enorme de correspondências fechadas… Se você não consegue encarar de frente a sua situação, existe um problema grave aí.

4) Morrer de vergonha

Se você quer ter uma vida com menos stress com dinheiro, precisa encarar ele de frente –e lidar com a vergonha de falar sobre o assunto. Converse com amigas, leia, informe-se e procure pessoas confiáveis para discutir suas grandes questões e dúvidas.

5) Esconder os problemas

Viver como se nada estivesse acontecendo é uma receita para o desastre. Isso é especialmente verdade para casais –se um esconde os problemas do outro, os dois ficam em uma situação vulnerável (fora que isso faz um mal danado para a relação). Você só consegue montar um plano para sair do buraco se você encara os problemas de frente.

Para começar a transformar a sua vida financeira, não deixe de assistir ao canal Finanças Femininas no YouTube.

Continua após a publicidade

Leia também: 5 resoluções para uma vida financeira saudável

+ 5 dicas para quitar dívidas

Siga CLAUDIA no Youtube

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.