Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Candice Pascoal Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por NEGÓCIOS DIGITAIS
Candice Pascoal é CEO e fundadora da Kickante.com.br, plataforma premiada de financiamento coletivo, e autora do best-seller “Seu Sonho Tem Futuro”. Poliglota e palestrante internacional, mora no exterior há 20 anos e liderou grandes empresas nos EUA e na Europa antes de decidir empreender
Continua após publicidade

Sociedade precisa de mulher protagonista no futuro de códigos do digital

Na maioria dos casos, quando se fala em mulheres empreendedoras, a referência são negócios offline

Por CANDICE PASCOAL
Atualizado em 5 jul 2018, 11h38 - Publicado em 5 jul 2018, 11h33

O Brasil tem mais de 7,9 milhões de empreendedoras e mais de 40% dos lares são chefiados por mulheres, segundo o Sebrae, enquanto 59% dos profissionais com ensino superior completo no Brasil também são mulheres (Ministério do Trabalho). Porém, esses números caem quando falamos de níveis de liderança. Dados do IBGE mostram que a participação de mulheres em cargos gerenciais é de 37,8%, mas é de apenas 16% em posições de CEO, de acordo com pesquisa da consultoria Grant Thornton. Quando olhamos para o universo da tecnologia, essa diferença é ainda maior.

Na maioria dos casos, quando se fala em mulheres empreendedoras, a referência são negócios offline, com pouca margem de lucro ou pouca escala: lojas, bazar e empreendimentos voltados exclusivamente para mulheres, como salão de beleza. Esses empreendimentos têm espaço no mercado e trazem condição de satisfação profissional. Porém, o fato que muitas vezes as mulheres escolhem essas opções devido às dificuldades de se inserirem em mercados mais escaláveis (como tecnologia), mais rentáveis (como financeiro) ou sem gênero (mercados que alcançam tanto o consumidor masculino quanto o feminino) mostra um problema a ser desafiado.

Muitos homens ainda julgam as mulheres empreendedoras com base nas suas expectativas limitadas e limitantes em relação ao que eles esperam que seja e que faça a mulher que eles têm em mente. O estudo feito pela Global Entrepreneurship Monitor revelou que essa discriminação conta negativamente para o desenvolvimento das habilidades das mulheres empreendedoras ao redor do mundo. O Fórum Econômico Mundial diz que serão necessários 100 anos para excluir a diferença de gênero entre homens e mulheres! Isso se nós continuarmos a lutar pela evolução das mulheres nesta questão.

Por isso, trago aqui alguns projetos para inspirar você:

Há iniciativas como o Ada, que tem como proposta unir as mulheres no mundo digital,  InfoPreta, que oferece serviços tecnológicos feitos por mulheres negras e minorias, o Reprograma, curso de tecnologia para mulheres que tem como missão capacitá-las em programação front-end, oferecendo conhecimentos básicos de empreendedorismo e apoio profissional, a Girls in Tech, uma organização global sem fins lucrativos, presente no Brasil e em outros 52 países, focada no engajamento, educação e capacitação de meninas e mulheres apaixonadas pela tecnologia. Temos também o Desprograme, criado por garotas do segmento que desejam trazer mais diversidade para a área de tecnologia com cursos e workshops para mulheres. O Plano de menina, que acredita que toda menina tem um plano a ser realizado. Claro, que não poderia deixar de trazer meu próprio case e experiência. Na Kickante, a mais importante plataforma de crowdfunding da América Latina, 50% dos projetos financiados são de mulheres. Se você tem um sonho, um projeto em mente, uma vontade, aqui te damos espaço.

Continua após a publicidade

Como mulher empreendedora, confirmo que empreender é difícil sim. Mas é difícil para o homem também. Conheça os problemas como empreendedora mas também entenda as possibilidades e participe das redes de apoio para não perder o elemento mais importante do empreendedor de sucesso: a visualização das POSSIBILIDADES.

Candice Pascoal é CEO e fundadora da Kickante.com.br, plataforma premiada de financiamento coletivo, e autora do best-seller “Seu Sonho Tem Futuro”. Poliglota e palestrante internacional, mora no exterior há 20 anos e liderou grandes empresas nos EUA e na Europa antes de decidir empreender

Para ler outras colunas de CANDICE PASCOAL, clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.