Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Fala, leitora! Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Leitoras de CLAUDIA compartilham suas histórias
Continua após publicidade

Crio roteiros de turismo que empoderam mulheres, como viajante ou anfitriã

A empreendedora social Marianne Costa conta como usa o turismo como ferramenta de transformação social, cultural e econômica

Por Marianne Costa
Atualizado em 2 jun 2018, 23h18 - Publicado em 31 Maio 2018, 23h38

Meu nome é Marianne Costa, sou leitora assídua e assinante de CLAUDIA.

Sou empreendedora social, tive por nove anos uma consultoria chamada Raízes Desenvolvimento Sustentável. Em 2016, decidi fundar a Vivejar, uma operadora que promove experiências comunitárias e conexões locais significativas aproximando realidades e empoderando mulheres pelo Brasil.

Sou também mãe, divorciada e dedico minha vida a usar o turismo como ferramenta de transformação social, cultural e econômica.

Os roteiros, com raízes essencialmente brasileiras, são pautados pelo ecoturismo e pelo turismo de base comunitária, em que comunidades locais são responsáveis pelas atividades turísticas na região e têm nelas suas fontes de renda, desenvolvimento e preservação cultural. Nos roteiros Vivejar, além das comunidades, entram em destaque também as mulheres, não só como viajantes, mas como as principais anfitriãs nos destinos que são visitados.

Seja em Belém e na Ilha de Cotijuba, no Pará, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, ou em Presidente Figueiredo, no Amazonas, alguns dos principais destinos que a Vivejar opera, mulheres fortes e independentes recebem os viajantes de portas abertas e com a hospitalidade e a cultura características de cada região.

Continua após a publicidade

Elas estão prontas para mostrar sua realidade, trocar experiências, criar conexões com os visitantes e até mesmo apresentar seus ofícios e suas tradições.

Em cada roteiro, temas como o artesanato, a gastronomia, a cultura negra ou o empoderamento feminino ajudam a vivenciar a experiência e a conduzir os viajantes a vivências transformadoras. O viajante tem a oportunidade única de fazer uma cerâmica tradicional do Vale do Jequitinhonha com as próprias mãos, aprender sobre o reaproveitamento e o valor dos alimentos em uma favela carioca ou descobrir como se faz uma biojoia com as sementes e insumos da Amazônia brasileira.

Beijo grande!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.