Clique e assine com até 75% de desconto
Coluna da Marcia de Luca Por Coisas da Alma Marcia de Luca é especialista em ioga, meditação e ayurveda há mais de 30 anos

“Flexibilidade é o segredo da imortalidade!”

Antes de tomar uma decisão, se pergunte: 'consequências dessa minha resolução são boas só para mim ou para todos os envolvidos?'

Por Marcia de Luca 23 jan 2017, 15h44

Segundo a terceira lei de Newton, formulada pelo famoso físico inglês que viveu no século 17, toda ação provoca uma reação de mesmo valor e direção. De forma semelhante, a sabedoria milenar nos ensina que cada ação gera uma força energética que retorna para nós exatamente da maneira como foi gerada.

O que isso quer dizer? Colhemos aquilo que plantamos. Assim sendo, a grande lição que devemos receber é plantar para os outros a semente da felicidade e do sucesso, que também acabará voltando para nós. 

Temos a liberdade de escolher palavras, pensamentos e ações. Que isso seja feito, então, de modo que esse trio ajude a tecer um futuro positivo ao nosso redor.

Para tanto, é importante focar a atenção no presente e manter uma atitude permanente de observação dos pensamentos para poder fazer escolhas conscientes e precisas.

Fuja do pensamento condicionado de padrões de comportamento antigos. Se as ações são automáticas, as reações serão igualmente pouco positivas.

Antes de tomar uma decisão, dê um passo atrás e torne-se testemunha de suas escolhas com bastante consciência. Faça como se cada uma delas fosse a mais importante da sua vida naquele momento.

Pergunte-se: “Quais as consequências dessa minha resolução? Ela é boa só para mim ou para todas as pessoas envolvidas?” Dependendo da resposta, você pode agir sem peso.

Continua após a publicidade

Se a dúvida persistir, silencie sua mente, elimine suas expectativas, ouça o coração, preste atenção nas mensagens de conforto e desconforto emitidas pelo seu corpo. Desse modo, não há perigo de errar e você estará, aos poucos, criando um futuro pleno de paz, harmonia, alegria e amor.

Com essas novas atitudes, você vai perceber que sua vida começa a fluir de maneira leve, solta, alegre e sem esforço excessivo.

Afinal, quando obedecemos às leis universais, tudo fica mais fácil. Já reparou que a grama não se esforça para nascer? E que o sol brilha naturalmente? A ideia é que seja assim com você também.

Ao buscar tornar-se um ser humano melhor a cada dia, dentro da absoluta retidão, entramos na energia que flui harmoniosamente, ingressamos em um estado sublime em que os eventos se sucedem de modo natural, quase como pequenos milagres do dia a dia.

Quando suas ações são motivadas pelo amor, sua energia se multiplica e é canalizada para trazer o melhor para você, inclusive saúde, dinamismo e felicidade.

Também faz parte desse processo aceitar pessoas, situações, circunstâncias e eventos que surjam ao seu redor sem se desesperar, mas empenhando-se em fazer escolhas positivas.

Responsabilize-se pelos caminhos que tomar e lembre-se de que tudo que acontece à sua volta foi gerado por eles. Respire fundo, não culpe os outros por problemas na sua vida e encare cada adversidade como uma oportunidade para crescer ainda mais.

Uma dica: livre-se da necessidade de ter sempre razão. Respeite a opinião alheia e guarde a sua no seu coração – para que entrar em conflito? Como bem dizem os Vedas (escrituras indianas): “Flexibilidade é o segredo da imortalidade!”.     

Continua após a publicidade
Publicidade