Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Coluna da Marcia de Luca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Coisas da Alma
Marcia de Luca é especialista em ioga, meditação e ayurveda há mais de 30 anos
Continua após publicidade

Para aproveitar seu potencial e sua natureza, entenda seus doshas

Espaço, ar, fogo, água e terra agrupam-se em quantidades individuais nos seres e formam os doshas. Por esse ponto de vista, somos diferentes uns dos outros

Por Marcia de Luca Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 jun 2017, 10h00 - Publicado em 25 jun 2017, 10h00

Segundo a ayurveda, medicina tradicional indiana, tudo o que existe é formado por cinco grandes elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. E há uma relação direta entre o microcosmo do interior do homem e o macrocosmo do mundo material:

• O espaço, representado no Universo pela vastidão dos céus, em nós está nos vazios entre os órgãos e as células.
• O ar, que preenche a atmosfera, é também o oxigênio que enche os pulmões, essencial à atividade celular.
• O fogo, simbolizado pelo astro Sol, no corpo humano é representado pelo sistema digestivo e pelo metabolismo.
• A água está nos rios, mares, oceanos e cachoeiras e constitui 70% do organismo humano.
• A terra, por fim, se materializa nas montanhas, colinas e no chão que pisamos. Em nós, é simbolizada pelos músculos, ossos e órgãos.

A ayurveda diz também que cada ser humano é único e individual e, como tal, deve ser tratado e respeitado. Portanto, esses cinco elementos, presentes em todos os seres, agrupam-se em quantidades individuais, formando os doshas – características psicofísicas que determinam nossa individualidade. Por esse ponto de vista, somos, então, diferentes uns dos outros, únicos.

Leia mais: Nunca é tarde para começar a procurar seu dom

O dosha Vata é representado pelos elementos de espaço e ar e predomina em organismos mais leves e frágeis. Essas pessoas tendem a ser magras, ter tendões aparentes e juntas protuberantes e a pele e os cabelos mais secos. É comum sentirem frio nas extremidades. As pessoas Vata são extremamente criativas e comunicativas. Estão em constante movimento e tendo ideias permanentemente. Em desequilíbrio, tornam-se agitadas, ansiosas, irrequietas, medrosas e inseguras.

Continua após a publicidade

Fogo e um pouco de água unem-se para formar o dosha Pitta, que caracteriza pessoas magras – mas não tão leves quanto as Vata. Têm maior facilidade para construir músculos fortes, pele e cabelos mistos e geralmente sentem muito calor. Indivíduos extremamente mentais, objetivos e com o intelecto aguçado, costumam colocar o foco no trabalho e tendem a ser perfeccionistas. São ótimos líderes e tomam atitudes rapidamente. Não há melhores parceiros para colocar em prática as grandes ideias de quem é Vata, por exemplo. Se algo não vai bem, ficam impacientes, irritados, perdem o controle, julgam e criticam.

O dosha Kapha, responsável pelo sistema linfático e pelo metabolismo de gordura, atua sob as influências de água e terra. São pessoas de maior porte, mais pesadas. Têm pele e cabelos oleosos e sentem frio. Entre as características psicológicas, destacam-se por ser indivíduos amorosos, carinhosos e complacentes, sempre preocupados com o bem-estar alheio. São excelentes pais, amigos e companheiros. Os Kapha lidam muito bem com o público e manobram com destreza as situações de conflito. Quando se distanciam de seu eixo, porém, podem se tornar preguiçosos, letárgicos e apáticos, apegados a tudo e a todos.

Cada pessoa possui uma proporção única dos três no corpo, que pode assumir diferentes configurações ao longo da vida. Por meio da análise e do entendimento dos doshas, você se conscientiza de sua natureza, que é intrínseca à sua personalidade, e aproveita seu potencial maior.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.