Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Vai, malandra

Anitta se vale do estereótipo da carioca vagaba e estraga nosso trabalho de valorização da mulher

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 dez 2017, 09h48

Sou carioca da gema. Ando de metrô, ônibus e subo favela. Tenho 53 anos de Rio e juro que detesto esta apologia dos morros, da pobreza, da ixperteza do carioca malandro.

E eis que a diva Anitta, atualmente Ârita por sua entrada no mercado internacional, se vale dos estereótipos da carioca vagaba, seminua, piranhuda para engordar ainda mais seu cofrinho com o lançamento do novíssimo clipe “Vai malandra“.

Eu sempre gostei de funk, desta ginga da gente, do nosso jeitão “erre” de puxar, da beleza natural do biquíni com calcanhar lotado de areia; da sainha curta com regata, até do legging cafona das gordinhas suburbanas. Mas a gente luta tanto por uma valorização feminina e vem alguém com voz (muita voz) e estraga nosso trabalho.

O biquíni de fita isolante, o quadradinho empinado, o peito de fora, a quase ménage na piscina na laje dão o tom. Será que tô encaretando? Será que Anitta tá tentando chamar a atenção para o Rio sem filtro, a miséria criativa das comunidades e euzinha é que estou com olhar azedo? Sei não.

Vi esta semana um documentário no GNT sobre a guerra talibã, li os relatos em uma matéria em O Globo sobre os estupradores de guerra que defloram meninas de 8 a 15 anos e juro que vejo uma ligação perversa entre a indústria do entretenimento e da guerra. Pirei?

Continua após a publicidade

A culpa não é da Anitta, J Lo, Nicki Minaj com suas bundas coreografadas para o deleite masculino e a inveja feminina. A sociedade como um todo valoriza o sexo como trampolim social e as inúmeras denúncias de abuso, assédio, violência sexual não deveriam então chocar tanto.

Basta ouvir um proibidão, descer até a boquinha da garrafa com seu fio dental e jogar na web ou praticar suruba-society (com consentimento) nas altas rodas endinheiradas para ver que a mulherada, por um lado, brada por mais respeito, e por outro, faz a egípcia e manda ver. Segue o baile! Solta o som.

Leia também: Em clipe de Anitta, mulheres da periferia celebram o corpo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.