Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Atitude 50
Focada na maturidade como plataforma pessoal, a jornalista Kika Gama Lobo escreve sobre as sensações e barreiras que as mulheres de 50 anos vivenciam
Continua após publicidade

Instagrame-se

O uso excessivo dos filtros da rede social dificulta a aceitação

Por Kika Gama Lobo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 11 mar 2020, 21h01 - Publicado em 11 mar 2020, 21h00

Tenho um amigo, o cirurgião plástico Sérgio Romay, carioca, bonitão , ex-aluno do Dr. Ivo Pitanguy, quem primeiro me alertou para um novo tipo de doença da internet: o uso de filtros especiais no Instagram para alterar a própria imagem.

Ele me conta que muitas de suas pacientes em seu consultório em Botafogo chegam com o telefone na mão, com a própria imagem modificada. Lábios carnudos, bochechas infladas, olhos amendoados, nariz afilado numa auto plástica virtual. Parecem cinco, dez, quinze anos mais novas em uma ilusão em precedentes. Ele argumenta que é impossível chegar a essa modificação radical e, que mesmo usando as incríveis técnicas da cirurgia plástica, nada se compara a um avatar, a uma mentira das redes.

E essa doença tem nome: dismorfia dos stories. Tanto que o próprio Instagram proibiu o uso dos filtros FixMe e Plastika para evitar que meninas, jovens e mulheres criassem uma imagem falsa de si e pior, acreditassem que poderiam se tornar aquelas bonecas. O assunto é muito mais sério e quando abordamos mulheres maduras, a maior parte delas adora usar esses recursos, num túnel do tempo radical, voltando vinte, trinta anos atrás. Eu fico de boca aberta com esta não-aceitação e juro que me preocupo.

Vivemos tempos estranhos. Ao mesmo tempo em que pedimos transparência na política, nas relações, na vida… mentimos para nós mesmas acreditando que somos um outro eu. Mais lindo. Mais perfeito. Mas certamente mais louco. Vai entender…

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.