Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Ana Fontes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por EMPREENDEDORISMO FEMININO
Empreendedora, especialista em empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, da Virada Empreendedora e co-fundadora da Herd Aceleradora. É professora do Insper e faz consultoria para empresas como Itaú, FGV e Goldman Sachs.
Continua após publicidade

Você não precisa ser a Mulher Maravilha

Nós, mulheres, temos o hábito de acumular funções, seja em casa ou no trabalho. Veja dicas práticas para minimizar a situação

Por Ana Fontes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 fev 2018, 21h57

Não surte! Você não precisa ser Mulher Maravilha. Respire e se cobre menos.

Nós, mulheres, temos o hábito de acumular funções, seja em casa ou no trabalho. Para comprovar isso, eu sempre ouço: “estou cansada”, “não dou conta de tantas coisas”, “meu dia não rende o suficiente”, “estou sempre ansiosa”.

Saímos do ambiente doméstico e caminhamos para o mundo dos negócios, mas ainda continuamos com a obrigação das tarefas “femininas”. Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), as mulheres trabalham semanalmente 7,5 horas a mais do que os homens, incluindo as tarefas domésticas.

Além desse cenário, temos uma imagem de super-heroínas atribuída a nós (não no bom sentido) e, por isso, podemos dar conta de tudo. Acrescentamos a esta equação o fato de que tendemos a nos cobrar e nos comparar umas com as outras o tempo inteiro, o que gera mais ansiedade, mais culpa, mais estresse, e o círculo está formado.

Continua após a publicidade

Mas como posso sair disso? Vou dar algumas dicas práticas que podem ajudar a minimizar esse problema:

  1. Não assuma mais responsabilidades do que você dará conta. O seu dia não vai aumentar. Defina prioridades e não crie uma lista diária com 20 tarefas para fazer, porque no final você estará frustrada por não ter conseguido realizar todas. Eleja no máximo 3 itens que dependem exclusivamente de você.
  2. Use a tecnologia a seu favor. Organize-se com agendas digitais, deixe seus documentos digitalizados e sempre atualizados, para que você possa acessar de qualquer lugar. Isso facilita muito a sua vida.
  3. Divida as tarefas com seu companheiro (a). Negocie quem fará o que e distribua a tarefa como responsabilidade de cada um, não apenas delegando, porque senão, mesmo não participando, você terá que coordenar.
  4. Tenha foco. Seja no trabalho em grandes corporações ou na sua empresa, concentre-se no que é importante e participe diretamente, delegando as demais atividades. Tendemos a focar nas questões urgentes, que consomem nosso dia, e deixamos as importantes de lado. Foco também nos ajuda a nos sentirmos menos ansiosas.
  5. Aprenda a delegar tarefas. Delegar exige treino. Acredite, ninguém faz nada igual à outra pessoa. Então, aceite que as pessoas não vão fazer exatamente igual ao que você quer e valorize o trabalho delas. Assim é possível evitar o estresse e cada um desempenha sua tarefa da melhor forma.
  6. Organize-se de maneira visual. Ponha as principais tarefas da semana em um quadro, em uma área que normalmente todos visualizam. Em casa pode ser a cozinha, por exemplo, e distribua responsabilidades, engajando sua família.
  7. Crie e aceite uma rede de apoio. Ninguém consegue fazer tudo sozinho. Pense em pessoas com as quais você pode contar: familiares, amigos próximos. Eles podem dividir tarefas simples com você. Levar e buscar filhos na escola e atividades, por exemplo. É importante ter pessoas que possam te apoiar.

 

Lembre-se da mensagem que é dada quando você viaja de avião: “Caso haja despressurização, máscaras cairão e você deve colocá-la primeiro em você mesmo e depois na pessoa ao seu lado”. Isso significa que, para ajudar os outros, você primeiro precisa estar bem. Reserve tempo para cuidar de você, da sua saúde física e emocional e crie momentos seus: pode ser um encontro com amigas, uma terapia relaxante, exercícios. Não importa o quê, mas sim que você se sinta feliz e sem a ansiedade de precisar sempre atender aos outros e depois você.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.