Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Ana Fontes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por EMPREENDEDORISMO FEMININO
Empreendedora, especialista em empreendedorismo feminino. Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, da Virada Empreendedora e co-fundadora da Herd Aceleradora. É professora do Insper e faz consultoria para empresas como Itaú, FGV e Goldman Sachs.
Continua após publicidade

Liderança feminina não é supremacia feminina

O mundo corporativo ainda é moldado e liderado por homens, o que torna os ambientes menos amigáveis e até hostis para as mulheres, principalmente as mães

Por Ana Fontes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 fev 2018, 20h17

As mulheres representam mais de 51% da população do planeta, mas são sub-representadas nas esferas do poder público e da ciência, territórios tidos pela sociedade como masculinos. Somos aproximadamente 10% dos cargos de liderança nas grandes corporações e 11% na política. Fomos “apagadas” de vários fatos históricos da ciência.

Poderia elencar vários motivos para vivermos esse cenário: desde vieses inconscientes, que colocam a mulher em imagens pré-definidas, a forma como somos criadas para sermos as cuidadoras da família, as mães responsáveis pelos filhos, até a objetificação da mulher como propriedade dos companheiros. As estatísticas estão contra nós: a maioria das pesquisas apontam que levaremos mais de cem anos para termos um mundo com mais equidade de gênero e, por isso, movimentos de representatividade feminina são tão importantes.

Colocando uma luz no mundo do empreendedorismo a situação muda. As brasileiras representam quase 50% dos micro e pequenos negócios. E o que faz as mulheres buscarem o empreendedorismo? Eis a razão mais palpável: o mundo corporativo ainda é o mesmo _moldado e liderado por homens_, o que torna os ambientes menos amigáveis e até hostis para as mulheres, principalmente as que são mães.

É só olhar para estatísticas (pesquisa “Quem são Elas?” da Rede Mulher Empreendedora) e ver que as mulheres saem das corporações com 30 a 40 anos, o que coincide com a idade na qual a maioria escolhe para ser mãe. Nesta fase, as mulheres passam a focar no propósito, na busca por valores de vida que não se conectam com a realidade das corporações que seguem o modelo tradicional.

Em nossa pesquisa, descobrimos um gatilho importante sobre a busca das mulheres para empreender: “nasce um bebê, nasce uma mãe, nasce uma empreendedora, tudo junto mesmo” _é nesta fase especial da vida das mulheres que o empreendedorismo surge como um plano B, devido à possibilidade de ganhar flexibilidade, essa palavrinha mágica tão sonhada pelas mães.

Continua após a publicidade

Eu sou um exemplo vivo dessa estatística. Construí uma carreira executiva no mundo corporativo e saí em 2007, para buscar outros caminhos e poder conciliar maternidade e carreira. A jornada até aqui foi cheia de desafios, mas essencialmente de aprendizados que me fizeram adquirir todo o conhecimento que tenho hoje sobre mulheres, liderança feminina e empreendedorismo.

Empreender não é o mundo de sonhos que muitos falam. Costumo dizer que empreender não é uma corrida de curta distância, é uma maratona constante, com muitos obstáculos, mas também é um mundo de possibilidades. Empreender é sobre poder transformar a vida de outras pessoas por meio do seu negócio.

Minha trajetória me trouxe a este caminho que hoje percorro com muita determinação. Ser empreendedora, pesquisadora, professora e defensora da causa das mulheres me torna cada dia mais forte e convicta de que a energia feminina é fundamental para termos um mundo mais justo, construído com diversidade e inclusão.

Seguimos juntas nesta jornada. Estou muito feliz de ter este espaço para falar com vocês! Não deixem de mandar suas dúvidas e sugestões para: contato@rme.net.br

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.