Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Orgânico, natural e sintético: escolha o melhor cosmético para a sua pele

Os produtos sintéticos continuam sendo maioria no mercado, mas orgânicos e naturais vêm ganhando cada vez mais espaço nas gôndolas. Experts explicam as diferenças e ajudam a escolher o melhor para sua pele

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 00h09 - Publicado em 28 Maio 2013, 22h00

Os produtos orgânicos tendem a causar menos irritação na pele
Foto: Getty Images

Os cosméticos com alta concentração de ingredientes retirados da natureza – os orgânicos e naturais – estão conquistando cada vez mais espaço no nécessaire. Por outro lado, os sintéticos, com matérias-primas criadas em laboratório, continuam sendo maioria. Descubra as diferenças entre cada um deles e descubra qual é o melhor para a sua pele.

Orgânico

Ingredientes naturais cultivados sem agrotóxicos ou qualquer substância sintética compõem 95% da fórmula. Leva óleos essenciais como conservantes, e as embalagens poluem o mínimo possível o meio ambiente. No frasco, os selos internacionais Icea e Ecofert, assim como o nacional IBD, atestam que o cosmético é mesmo orgânico.

Benefícios
“Tende a causar menos irritações na pele”, diz Cris Dios, cosmetóloga e criadora de uma linha orgânica. Ainda contribui para a conservação do meio ambiente: a espuma dos xampus orgânicos, por exemplo, não agride a natureza. A durabilidade é a mesma de outros cosméticos: cerca de dois anos.

Continua após a publicidade

Desvantagens
“Como não tem ativos sintéticos para potencializar sua ação, pode demorar um pouco mais para fazer efeito. Ainda assim, os resultados são duradouros”, defende Cris Dios. Também é mais difícil de ser encontrado e, em geral, tem preço elevado, pois o custo de produção é mais alto.

Natural

Em torno de 70% de seus ingredientes são retirados da natureza, mas eles não precisam ter passado pelos rígidos critérios de plantio dos orgânicos. Além disso, os 30% restantes podem ser sintetizados em laboratório. Leva conservantes artificiais ou naturais. Um dos selos da categoria é o alemão BDIH.

Benefícios
Segundo Maurício Pupo, farmacêutico e especialista em cosmetologia, de Campinas (SP), alguns componentes naturais são mais poderosos que os químicos no combate às rugas e na melhoria do tônus da pele. É o caso da camélia. “Às vezes, a estrutura de uma planta é tão complexa que não se consegue reproduzi-la em laboratório”, diz.

Continua após a publicidade

Desvantagens
“Há pessoas que desenvolvem alergias a produtos de origem natural”, afirma a farmacêutica Vânia Leite, vice-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia. Antes de usar, vale consultar seu médico sobre eventuais reações anteriores a cremes com ingredientes naturais ou até a determinados alimentos.

Sintético

É a categoria mais presente no mercado. As matérias-primas são inteiramente sintetizadas em laboratório e podem imitar ingredientes da natureza ou nascer de elementos artificiais, como um ativo patenteado. Entre os conservantes, os parabenos são os mais usados, mas há o fenoxietanol, que é um álcool.

Benefícios
“Entre os produtos para o cabelo, essa classe sai na frente, pois contém silicone, que deixa os fios macios”, opina Pupo. Outra vantagem é que, com o crescente investimento da indústria em novas tecnologias, há atualização constante das fórmulas, que contêm cada vez mais itens eficazes e multifuncionais.

Continua após a publicidade

Desvantagens
Pode levar substâncias derivadas do petróleo, como vaselina e parafina, que, segundo alguns estudiosos, são um risco à pele. O uso dos parabenos também é polêmico, já que há quem os relacione ao surgimento de cânceres – embora isso não seja comprovado por nenhuma pesquisa, de acordo com Vânia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.