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Excesso de açúcar causa danos à beleza

Você sabia que consumir muito açúcar pode causar rugas e falta de elasticidade da pele? Mude sua alimentação e rejuvenesça anos!

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 20 jan 2020, 22h14 - Publicado em 22 jun 2010, 21h00
Excesso de açúcar causa danos à beleza

Louca por doces? Fique ciente de que 
eles trazem danos à pele!
Foto: Getty Images

Quem não gosta de saborear um belo doce? O problema é que o açúcar contido nas guloseimas nem sempre faz bem ao organismo. Ele está associado a inúmeras circunstâncias que nos afligem, principalmente, as mulheres, como aumento de peso, celulite e até rugas. “A pele reflete com precisão aquilo que nos acontece internamente”, diz a médica dermatologista Marcella Delcourt, colaboradora do grupo de Alergia e Fototerapia da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Hoje, depois dos radicais livres, do estresse oxidativo e dos raios UV, o novo alvo contra o envelhecimento é a glicação e seus resultados: os A.G.E.s. “A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina, dentre outras) formando os AGEs, que são um complexo açúcar-proteína rígido que altera a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas”, explica a médica.

Os AGEs ainda são verdadeiras fábricas de radicais livres. Eles se acumulam lentamente ao longo do tempo, piorando seus efeitos prejudiciais no organismo e deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Para combatê-los e evitá-los, existe uma fórmula tríplice: dieta, suplementos e produtos tópicos.

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Cremes antiglicação

Excesso de açúcar causa danos à beleza

Cremes específicos ajudam (e muito) na hora de combater o envelhecimento precoce
Foto: Getty Images

Nos laboratórios farmacêuticos está ocorrendo uma revolução para descobrir “limpadores” de AGEs e produtos que impeçam sua formação.

“No mercado já existem alguns produtos eficazes à base de carnosina, ácido alfalipóico, extrato de mirtilo e laranja associados ao proxylane, peptídeos associados a vitamina E, silício, FN3RK (enzima capaz de reverter as fibras de colágenos alteradas), ativo vegetal derivado de uma árvore originária da Indonésia e até de uma fruta vietnamita. Algumas substâncias, como o ácido alfalipoico, o silício e proxylane já são encontrados em produtos ou disponíveis para manipulação no Brasil”, revela a Dra. Marcella Delcourt.

Os demais ainda estão em fase de lançamento e, no momento, só algumas empresas estrangeiras têm acesso a eles. Brevemente estarão à venda no Brasil. 

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Alimentação certa = juventude

Fique ligada em nossas dicas e rejuvenesça anos!
Foto: Getty Images

Independente das descobertas para combater a formação de AGEs, é possível diminuir seus efeitos por meio de bons hábitos alimentares, como sugere a dermatologista. Confira:

● Toda refeição deve ser iniciada com proteína (comer primeiro a carne e depois os acompanhamentos); 

● Para fazer um peixe ou frango à milanesa use nozes, sementes moídas ou farelo de aveia para a crosta; 

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● Incorpore amêndoas e quinoa às refeições; 

● Coma três maçãs por dia, rica em antioxidantes e flavonóides; 

● Ingestão de peixes de água gelada, como salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque, que são ótimas fontes de ômegas-3, além dos ovos enriquecidos (Ovos de galinhas alimentadas com uma dieta rica em ácidos graxos Omega 3 – semente de linhaça); 

● Não esqueça as fibras: feijões, lentilhas e ervilhas. São estabilizadores do açúcar por horas e ajudam a queimar a gordura. Consuma-os de preferência no almoço e no jantar; 

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● Use temperos frescos, preferencialmente açafrão e canela; 

● Beba 6 a 8 copos de água pura por dia; 

● Desista do café; 

● Prefira alimentos orgânicos; 

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● Refogue os alimentos em fogo médio e não doure nada, nem proteínas e nem verduras; 

● Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros. 

● Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).

 
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