Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Consuma alimentos que protegem a pele do frio do inverno

Evite que o rosto e o corpo fiquem ressecados com o cardápio certo

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 16 jan 2020, 13h01 - Publicado em 15 jun 2012, 21h00

Aproveite frutas de estação, como laranjas
Foto: Getty Images


Usar protetor solar e hidratante para proteger a pele do frio do inverno são rituais fundamentais, mas o que poucos sabem é que uma dieta balanceada também ajuda a deixar a pele mais bonita na temporada do frio.

A primeira providência está nos líquidos. Nesta época do ano, é comum as pessoas tomarem menos água. “Isso prejudica a hidratação da pele. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica”, afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

O segundo passo é balancear sua dieta. Inclua nela fontes de vitaminas e minerais. Aposte em itens da estação como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, repolho e cenoura. Esses legumes, frutas e hortaliças possuem antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

Continua após a publicidade

A soja é outro alimento importante. “A pele possui receptores para as isoflavonas, substâncias presentes na soja que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Além da soja, as castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, são importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita”, resume Carlina.

Óleos de peixe e de prímula também são indicados como coadjuvantes no cuidado da pele, por sua ação anti-inflamatória. “O óleo de peixe, mais conhecido como ômega 3, tem efeitos benéficos como tratar inflamações da pele. Já o óleo de prímula estimula a produção de lipídeos, que são responsáveis por manter a pele hidratada, íntegra e protegida”, comenta a dermatologista.

E, mesmo com as tentações que surgem com o frio, tente ficar longe de alimentos gordurosos, evitando assim que a pele fique oleosa. “O chocolate, por exemplo, principalmente o branco e o ao leite, contém açúcares, gordura e leite em grandes quantidades, podendo favorecer o aumento da oleosidade da pele, e consequentemente o aparecimento de cravos e espinhas”, alerta Carolina.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.