Como cuidar da pele no inverno

O tempo frio e seco do inverno prejudica a pele. Reunimos dicas para você se cuidar em casa durante a estação

Para que a pele não sofra com o vento frio e a diminuição da umidade do ar típicos do inverno, é importante adotar alguns cuidados especiais durante essa temporada. Confira as dicas de Edy Guimarães, especialista em cosmetologia do salão de beleza Glass Hair, de São Paulo, para você manter a beleza em dia sem precisar sair de casa.

Reforce a hidratação
A pele precisa ser mimada ainda mais quando faz frio. “Com as temperaturas baixas, as células responsáveis pela produção de gordura diminuem sua atividade, deixando a pele mais seca e com menos viço. Para reverter a situação, aposte em hidratantes potentes e cremes mais oclusivos, com óleos essenciais à base de abacate, jojoba ou semente de uva, que formam uma película que impede que a água do corpo se evapore”, explica a especialista. Se você tem preguiça de se besuntar de produtos de beleza, invista em óleos e outros produtos para o banho.

Evite banhos quentes e prolongados
Água em temperatura amena e banho curto ajudam a manter a pele mais hidratada, macia e luminosa.  ”Banhos longos e água quente retiram a camada manto-lipídica do corpo, que é uma barreira hidratante composta de lipídeos e água, que recobre toda a pele, protegendo-a dos danos externos”, alerta Edy. Prefira sabonetes neutros que façam menos espuma, que contenham mais hidratantes, e com o PH da pele, que é ácido. Se o PH do sabonete for maior, ou seja, mais alcalino e mais detergente, sua pele apresentará maior ressecamento e sensibilidade.

Aposte na esfoliação
Nada de deixar de esfoliar a pele nos dias mais frios. É esse processo que incentiva o crescimento de novas células, aumenta a circulação sanguínea e evita que os pelos fiquem encravados. “A esfoliação ainda potencializa os efeitos dos produtos de tratamento diário, devolvendo o brilho natural da pele”, afirma a cosmetóloga.

Não abandone o filtro solar
Não é porque o verão já passou que você vai deixar de proteger a sua pele. No inverno, os raios ultravioleta continuam implacáveis e podem causar os mesmos danos do verão.  A atenção tem de ser redobrada se você estiver usando ácidos ou fazendo peeling ou laser.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s