Aplicativo machista retira maquiagem e irrita demais a web
Isso é um update nas ideias mais absurdas já inventadas.
O aplicativo para celular MakeApp disponibiliza uma ferramenta que imita um efeito que todos que usam maquiagem conhecem como lavar o rosto. Sim, ele tira a maquiagem da pessoa. E isso está causando uma briga gigante na web.
El maquillaje ya no será infalible con esta apphttps://t.co/wvjcAnGFKO #HoraPunta #Aplicaciones #MakeApp pic.twitter.com/MyXessPV41
— German Martin (@germanmartin78) July 14, 2017
O app possui uma Inteligência Artificial que retira o make, e várias questões estão sendo levantadas por ele piorar muito aparência da pessoa, deixando a pele manchada, sem cílios ou sobrancelha.
Chamado de machista, Ashot Gabrelyanov, o criador do aplicativo, deu uma desculpa que simplesmente não faz sentido: ele afirmou que o filtro pode ajudar no combate ao tráfico humano. Oi? “Em muitos casos, colocam uma maquiagem pesada no rosto das pessoas para esconder a idade e/ou identidade”, disse ele, em entrevista para a Business Insider.
O cara continua: “Quando a segurança mostra uma imagem e diz ‘Essa é sua filha?’ por causa da maquiagem pesada, a identificação fica mais difícil. Nós esperamos que nossa tecnologia ajude familiares e autoridades a identificar e resgatar essas vítimas”.
MakeApp can now process video! The app available on iOS 11+: https://t.co/hmPyqp8PoJ pic.twitter.com/Z92qvToPz3
— Ashot Gabrelyanov (@gabrelyanov) October 24, 2017
Sorry guys … Our queen with MakeApp – https://t.co/6ViNFl0kCd pic.twitter.com/er78JMWaNB
— Indigags (@Indigagss) November 2, 2017
O MdeMulher testou o app e comprova: ele promete “retirar” a maquiagem, mas o efeito criado por ele “piora” o rosto de quem usa. Por isso, o aplicativo ajuda na ideia machista de que a mulher ~esconde~ a verdadeira aparência por baixo da maquiagem.
Além disso, ele pode ser usado por qualquer um para “diminuir” a beleza de qualquer mulher, como muitas pessoas na internet apontaram:
So there’s an app called MakeApp that removes the makeup in pictures so people can “see what you really look like” and ofc its a fail. pic.twitter.com/9VP1EDxo3g
— Collagen Davoli (@CollagenDavoli) November 14, 2017
“Então, tem esse novo app chamado MakeApp que remove a maquiagem das fotos para que as pessoas vejam “como você realmente é” e é claro que é um fracasso”.
Men who have actual relationships with women usually know this because they see us without makeup and even naked sometimes. https://t.co/AnISlMl7a5
— Jamilah Lemieux (@JamilahLemieux) November 14, 2017
“Homens que realmente tem algum relacionamento com mulheres normalmente sabem disso, porque eles nos veem sem maquiagem e até algumas vezes peladas.”
What the hell is the point of this? To embarrass women? To humiliate them for wearing make up?
— ( ͡° ͜ʖ ͡°) (@thebeatslaphard) November 14, 2017
“Pra que isso? Para envergonhar as mulheres? Para humilhá-las por usar maquiagem?”
Alternative headline: Man develops app to reveal which men are undateable.
— Jessi S. (@jazzy_bizness) November 14, 2017
“Título alternativo: Homem desenvolve app para revelar que homens não são pegáveis.”
Leia Também: Alicia Keys voltou a usar maquiagem e o motivo é incrível.
As críticas não foram bem recebidas pelo desenvolvedor que deixou uma mensagem para os jornalistas.
This is my message to all scummy journalists who are making fake news about MakeApp and me pic.twitter.com/Ivvo89HTxC
— Ashot Gabrelyanov (@gabrelyanov) November 16, 2017
“Essa é a minha mensagem para todos os jornalistas lixo que estão criando notícias mentirosas sobre mim e me meu aplicativo: eu não me importo”
Leia Também: Fáceis e lindos: 10 tutoriais de maquiagem para pele negra.
Ainda mostrando que não sabe lidar com críticas, o criador postou no Twitter uma review do aplicativo feita por um canal do Youtube. No tal vídeo, o youtuber manda a seguinte conclusão: “Qualquer menina que reclama disso [do aplicativo] é ou feia ou louca. Então evite essas meninas, e você sabe que isso ajuda a conseguir um nível mais alto de mulheres…”.
Um absurdo.
O aplicativo está disponível para iOS e Android, e permite usar os filtros cinco vezes de graça, depois, você precisa pagar 99 centavos para testar e usar os efeitos.