Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Aplicativo machista retira maquiagem e irrita demais a web

Isso é um update nas ideias mais absurdas já inventadas.

Por isabelavilla - Atualizado em 17 jan 2020, 12h31 - Publicado em 18 nov 2017, 08h02

O aplicativo para celular MakeApp disponibiliza uma ferramenta que imita um efeito que todos que usam maquiagem conhecem como lavar o rosto. Sim, ele tira a maquiagem da pessoa. E isso está causando uma briga gigante na web.

O app possui uma Inteligência Artificial que retira o make, e várias questões estão sendo levantadas por ele piorar muito aparência da pessoa, deixando a pele manchada, sem cílios ou sobrancelha.

Chamado de machista, Ashot Gabrelyanov, o criador do aplicativo, deu uma desculpa que simplesmente não faz sentido: ele afirmou que o filtro pode ajudar no combate ao tráfico humano. Oi? “Em muitos casos, colocam uma maquiagem pesada no rosto das pessoas para esconder a idade e/ou identidade”, disse ele, em entrevista para a Business Insider.

O cara continua: “Quando a segurança mostra uma imagem e diz ‘Essa é sua filha?’ por causa da maquiagem pesada, a identificação fica mais difícil. Nós esperamos que nossa tecnologia ajude familiares e autoridades a identificar e resgatar essas vítimas”.

O MdeMulher testou o app e comprova: ele promete “retirar” a maquiagem, mas o efeito criado por ele “piora” o rosto de quem usa. Por isso, o aplicativo ajuda na ideia machista de que a mulher ~esconde~ a verdadeira aparência por baixo da maquiagem.

Além disso, ele pode ser usado por qualquer um para “diminuir” a beleza de qualquer mulher, como muitas pessoas na internet apontaram:

“Então, tem esse novo app chamado MakeApp que remove a maquiagem das fotos para que as pessoas vejam “como você realmente é” e é claro que é um fracasso”.

“Homens que realmente tem algum relacionamento com mulheres normalmente sabem disso, porque eles nos veem sem maquiagem e até algumas vezes peladas.”

“Pra que isso? Para envergonhar as mulheres? Para humilhá-las por usar maquiagem?”

Continua após a publicidade

“Título alternativo: Homem desenvolve app para revelar que homens não são pegáveis.”

Leia Também: Alicia Keys voltou a usar maquiagem e o motivo é incrível.

As críticas não foram bem recebidas pelo desenvolvedor que deixou uma mensagem para os jornalistas.

“Essa é a minha mensagem para todos os jornalistas lixo que estão criando notícias mentirosas sobre mim e me meu aplicativo: eu não me importo”

Leia Também: Fáceis e lindos: 10 tutoriais de maquiagem para pele negra.

Ainda mostrando que não sabe lidar com críticas, o criador postou no Twitter  uma review do aplicativo feita por um canal do Youtube. No tal vídeo, o youtuber manda a seguinte conclusão: “Qualquer menina que reclama disso [do aplicativo] é ou feia ou louca. Então evite essas meninas, e você sabe que isso ajuda a conseguir um nível mais alto de mulheres…”.

Um absurdo.

O aplicativo está disponível para iOS e Android, e permite usar os filtros cinco vezes de graça, depois, você precisa pagar 99 centavos para testar e usar os efeitos.

Publicidade