Alimente a beleza: monte um cardápio rejuvenescedor aos 20, 30, 40 e 50 anos
Nutricionista e esteticista Sheila Mustafá lista os alimentos funcionais que atuam na pele
Os peixes são ricos em ferro e proteína
Foto: Getty Images
Para manter o rosto sempre jovem e bonito, veja o que não pode faltar no seu prato aos 20, 30, 40 e 50 anos. As dicas são da nutricionista e esteticista Sheila Mustafá:
Aos 20 e aos 30
· Carne bovina, frango, peixes em geral e queijo de soja (tofu): são ricos em ferro e proteína, fundamentais para a regeneração das células. Esses nutrientes ajudam a manter a firmeza e o tônus muscular.
· Açafrão, gengibre, folhas verde-escuras, sementes de abóbora e girassol, sardinha e gérmen de trigo: fontes de zinco, esses alimentos favorecem a cicatrização da pele e afastam o envelhecimento precoce.
· Brócolis, cogumelos, castanha-do-pará, couve, cebola, alho e levedo de cerveja: garantem um bom aporte de selênio, nutriente que desacelera a ação dos temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
A laranja possui efeito antioxidante
Foto: Getty Images
· Limão, laranja e acerola: ricas em vitamina C, um poderoso antioxidante.
Aos 40 e aos 50
· Sardinha, damasco, espinafre e oleaginosas (nozes, amêndoas e castanha de caju, por exemplo): trazem vitamina Q10, também chamada de ubiquinona, capazes de frear o processo de envelhecimento.
Dê preferência ao vinho tinto orgânico e sem álcool
Foto: Getty Images
· Suco de uva e vinho tinto (de preferência orgânico e sem álcool): ambos contêm resveratrol, um potente antioxidante. Chá verde e soja também reduzem os danos e o envelhecimento.
· Aveia, cevada, nabo, salsa, avelã, feijão e banana: carregam silício, mineral que participa da estruturação do colágeno (fibra que dá sustentação à pele) e na organização das células.
· Evite o açúcar: novas pesquisas na área da dermatologia garantem que ele age sobre o colágeno de forma negativa, podendo inclusive destruí-lo.