5 estratégias eficazes no combate ao envelhecimento
Pedimos a especialistas para contar os segredos mais simples e eficazes contra as ações do tempo. Aqui estão 5 estratégias para começar a por em prática ainda hoje.
1. Dê um upgrade no seu travesseiro
“Investir em uma fronha de seda não só vai evitar a quebra dos fios de cabelo como também manter sua cabeça fria enquanto você dorme – ótima solução para estimular a liberação do hormônio do sono (a melatonina) e melhorar diretamente a regeneração da sua pele e a qualidade do seu sono”, Sammy Margo, fisioterapeuta e especialista do sono.
2. Pule uma refeição por semana
“Estudos mostram que o jejum ativa mecanismos de proteção das células, ou seja, pular uma refeição desencadeia uma ação anti envelhecimento no seu corpo. O objetivo é, no máximo, uma vez por semana, ficar 16 horas em jejum, ou seja, se você jantou as 8 horas da noite, sua próxima refeição será ao meio dia do dia seguinte. Durante esse período beba chás para fornecer nutrientes e água ao seu corpo”, indica Amanda Hamilton, nutricionista.
3. Sente-se menos
“Nunca fique sentado por mais de 30 minutos sem se levantar e caminhar ao redor, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Novas pesquisas apontam que passar longos períodos na mesma posição é a chave para o metabolismo começar a desligar”, Tim Bean, autor do livro Turn Back Your Age Clock e especialista em longevidade.
4. Veja comédias
“Aposte em mais filmes de comédia, livros engraçados ou passe mais tempo com as pessoas que fazem você rir. Estudos apontam que assistir a uma comédia apenas durante 15 minutos aumenta o fluxo sanguíneo do coração em 22%. O riso também reduz o estresse no corpo e potencializa a eficácia do nosso sistema imunológico. Perdemos o nosso humor com o passar dos anos – bebês e crianças conseguem rir até 300 vezes por dia, enquanto os adultos, apenas 17 vezes”, Stephanie Davies, autor de Laughology e comediante.
5. Medite
“A meditação é o exercício mais próximo de uma pílula antienvelhecimento para a mente. Ela reduz o desgaste natural de certas áreas do cérebro quando envelhecemos, melhora a memória de curto prazo, a criatividade e a capacidade de concentração. Você pode começar simplesmente sentando-se em uma cadeira com os olhos fechados e concentrando-se na sua respiração por alguns minutos”, Doutor Danny Penman, co-autor do livro Mindfulness For Health.