4 perguntas que você deve fazer antes de realizar uma cirurgia plástica

Desde a escolha do médico até os cuidados pré-operatórios, é preciso cuidado antes de fazer uma cirurgia plástica. Tire as suas dúvidas.

Quais são as razões e expectativas?

Para saber o que se passa na sua cabeça, pergunte-se: por que quero fazer isso? É algo que sempre me incomodou? Já tentei todas as alternativas possíveis? O que espero com a plástica? Com respostas claras, você criará expectativas realistas e o risco de se arrepender é menor.

O procedimento que quer é o mais adequado?

Pesquise e converse bem com o médico para saber o melhor meio de alcançar o resultado almejado. Se quiser realizar mais de uma intervenção ao mesmo tempo, saiba que o risco é maior. “Uma cirurgia estética costuma levar até três horas, e a combinação de procedimentos não deve ultrapassar cinco”, diz o cirurgião plástico Alexandre M. Munhoz, de São Paulo. Ou divida em etapas.

Conhece bem o médico?

“Opte por um cirurgião com residência em cirurgia geral e especialização em plástica, licenciado pelo Conselho Regional de Medicina, que tenha título de especialista reconhecido por órgãos pertinentes, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)”, orienta Munhoz. E investigue a experiência dele com pacientes que já passaram por suas mãos. Aproveite para obter informações relevantes, como a atenção e o carinho que dá a todos.

Onde será a cirurgia?

Conforme a operação, pode ser feita na clínica do médico, desde que tenha equipamentos adequados e equipe preparada para dar assistência em caso de emergência. O mais comum, porém, é em esquema de hospital-dia ou hospital com pernoite. Certifique-se de que o lugar é credenciado checando no site ou entrando em contato com o local.