Os shots matinais são misturas de ingredientes que aumentariam a imunidade e a energia ou promoveriam detox.
Foto: Unsplash
A tendência só cresce. Hoje, há até cápsulas prontas, que só precisam ser misturadas com água.
Foto: Unsplash
Os shots têm os chamados compostos fitoquímicos e bioativos, elementos funcionais sem fins terapêuticos.
Foto: Unsplash
São especiarias, raízes, sumo de frutas cítricas e outros ingredientes diluídos em poucos mililitros de água ou água de coco, para manter a alta concentração.
Foto: Unsplash
As promessas são mesmo irresistíveis, mas é preciso manter a calma diante de tantas expectativas.
Foto: Unsplash
"Os shots não substituem a reposição de nutrientes ou vitaminas deficientes”, afirma a nutróloga e médica do esporte Esthela Oliveira.
Foto: Unsplash
"É preciso consultar um especialista e manter uma alimentação equilibrada, atividade física, bons hábitos de sono e controle de estresse, diz a endocrinologista Maria Fernanda Barca.
Foto: Unsplash
"Seguindo orientações, eles podem entrar antes das refeições, para estimular enzimas gástricas, ou à tarde, quando a disposição cai”, aponta a nutricionista Lícia D’Ávila.
Foto: Unsplash
Ingredientes mais comuns para efeito anti-inflamatório e antioxidante: cúrcuma, gengibre, própolis, limão e laranja.
Foto: Unsplash
Foto: Unsplash
CÚRCUMA Estrela da Ayurveda, ostenta propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes graças ao potencial da curcumina, agente corante amarelo.
Foto: Unsplash
PRÓPOLIS Produzido pelas abelhas, é conhecido pela capacidade antimicrobiana e bactericida. O extrato também é comercializado em cápsulas, mas, no shot, vai em gotas.
Foto: Unsplash
CÍTRICOS Limão, laranja e suas variedades, como lima e toranja, são ricos em vitamina C, além de facilitarem a ingestão pelo paladar familiar e, por vezes, adocicado.
Foto: Unsplash
GENGIBRE Essa raiz também detém propriedades antioxidantes, antimicrobianas, antipiréticas e anti-inflamatórias. O sabor é um atrativo para shots, chás e sucos.